3º Passeio Ciclístico de Tabuleiro mantém inscrições gratuitas e arrecadação de alimentos para ação social

*Reportagem: Priscila Oliveira; Fotos: arq. pessoal/Lucas Martins

Quando começou, em 2016, o Passeio Ciclístico de Tabuleiro tinha como principal objetivo expandir o número de adeptos do MTB no município. Formado por seis pessoas na época, o grupo local Seguros do Pedal foi auxiliado por atletas da cidade vizinha de Rio Pomba e uniu forças com o CRAS e a Prefeitura de Tabuleiro para realizar o evento, que saltou de 40 para surpreendentes 380 participantes da primeira para a segunda edição, e já está virando tradição durante as festividades do Jubileu do Bom Jesus da Cana Verde.

Em 2017, o evento reuniu 380 participantes. Este ano, as atividades acontecem no dia 09 de setembro, com largada na Praça da Matriz

“Foi muito bem organizado, e não acreditamos quando vimos tantas bikes ano passado. Todo mundo veio na amizade, mas, dessa vez, além das inscrições online, aumentamos a divulgação e usamos mais as redes sociais. Estamos preparados para receber mais gente ainda, porque o Passeio está muito bem falado na região. Vale ressaltar que esse é um dos únicos passeios ciclísticos gratuitos na região, que o uso do capacete é obrigatório e que a principal novidade é o sorteio de uma bicicleta TSW aro 29, novinha”, destaca Pedro Gonçalves Xavier, que divide a organização com os amigos Rinaldo Ferraz e Thiago Oliveira.

Ação social e percursos

09 de setembro é a data marcada para os mountain bikers aproveitarem os desafios em solo tabuleirense mais uma vez. A programação começa às 7h, na Praça da Matriz. Os trajetos são de 45km Elite e 30km Turismo, com cadastros antecipados pela internet. Para participar do Passeio, todos os ciclistas devem doar 1kg de alimento não-perecível (exceto sal e fubá) na também tradicional ação social do evento. Outra atração é um almoço de confraternização, aberto à toda a comunidade, no valor de R$10. “Ano passado, a renda do almoço foi para a obra da Igreja Matriz e os alimentos arrecadados, para o Hospital São Vicente de Paulo, de Rio Pomba. Dessa vez, os alimentos também vão para a APAE de Rio Pomba, e a renda do almoço vai ser para o nosso grupo, porque estamos juntando fundos para fazer uma expedição de Tabuleiro a Aparecida, em 2019”, revela Pedro.

Trajetos são inéditos, de 45km Elite e 30km Turismo. Uso do capacete é obrigatório e ciclistas vão participar do sorteio de 1 bike aro 29

Sobre os desafios, quem traz mais informações é Rinaldo. “O percurso vai ser outro. Ano passado, seguimos até a comunidade do Passa Cinco e chegamos a passar por Rio Pomba. Agora, vamos seguir sentido à comunidade do Botafogo, até uma comunidade quilombola, e, dentro dela, haverá a divisão dos dois percursos: na Elite vai ter o desafio do Rei da Montanha, na Serra do Capivari para Formoso; já no Turismo, vai ter uma trilha tranquila, passando próximo a um açude e uma lagoa”.

Incentivo ao esporte

Entre os legados do evento, que está sendo cada vez mais bem-sucedido, está a satisfação de mobilizar os habitantes de Tabuleiro para o esporte. “No início, a intenção era atrair mais pessoas e, com isso, conseguimos aumentar muito o número de ciclistas, de gente que saiu do sedentarismo. Quem nem imaginava pedalar começou a praticar a modalidade e a qualidade de vida melhorou muito. Adolescentes de 15, 17 anos nos acompanham – fizemos até a doação de uma bicicleta recentemente. Isso é fantástico”, enfatiza Pedro.

Grupo Seguros do Pedal se orgulha por fomentar qualidade de vida aos habitantes de Tabuleiro

Rinaldo concorda. “Com certeza, o aumento do número de ciclistas na cidade foi bem perceptível. Para essa terceira edição, o grupo praticamente dobrou. O Seguros do Pedal não é um grupo grande, mas teve um aumento de 50% de participantes e de pessoas que quiseram vir praticar o esporte com a gente”.

Como não poderia deixar de ser, os preparativos para essa festa do MTB estão a todo vapor. “Vamos caprichar de novo, fazendo um percurso bem bonito, pegando um pouco de natureza, um pouco de água e aproveitando as coisas que Tabuleiro tem de melhor. Estamos preparando mais pontos de apoio, mesas de frutas no percurso e vamos continuar oferecendo um Passeio Ciclístico diferenciado. Se Deus quiser, vai dar tudo certo e ainda vamos trazer outras novidades, que são surpresa”, encerra Pedro.

CLIQUE AQUI para se inscrever no 3º Passeio Ciclístico de Tabuleiro.

* O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação e cobertura fotográfica deste evento.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *