72ª Corrida da Fogueira vai reunir 2.800 inscritos pela Avenida Rio Branco

*Reportagem: Priscila Oliveira

O aguardado percurso de 7km pela principal via de Juiz de Fora promete dar o tom de mais uma edição da Corrida da Fogueira, que acontece no próximo sábado, 13, em Juiz de Fora. No ano que marca a prova de número 72, pelo menos 2.800 participantes vão ditar o ritmo da disputa, divididos entre as modalidades de corrida e caminhada. A largada está prevista para as 19h30, na praça do bairro Bom Pastor, seguindo pela Avenida Rio Branco até o Manoel Honório, de onde os atletas fazem o trajeto de volta rumo à chegada.

Como de costume, prova tem concentração na praça do bairro Bom Pastor. Percurso da corrida e caminhada tem 7km (Foto: Hugo Keyler/arq. Rumo Certo)

Responsável pelo evento dessa vez, já que venceu o processo licitatório promovido pela Prefeitura, a MV Eventos pede aos inscritos que cheguem com antecedência, em virtude da interdição do trânsito nas proximidades. Os atletas também devem ficar atentos à programação, sempre na praça do Bom Pastor. As atividades começam com entrega de kit: sexta-feira, 12, de 17h às 21h30; e sábado, 13, entre 9h e 13h. Como de costume, a retirada dos chips deve ser feita no dia da corrida – nesse caso, das 17h30 às 18h45.

Além de medalha de participação para todos que completarem o trajeto, a organização prevê premiação masculina e feminina com troféu para os 5 primeiros colocados gerais e para os 3 primeiros atletas PCD (Pessoas com Deficiência). No mesmo sentido, os 3 primeiros colocados de cada categoria recebem medalha especial. Vale lembrar que, apesar de ser uma prova oficial, a Corrida da Fogueira não integra o Ranking de Corridas de Rua da cidade.

Fogueirinha e a corrida

Para a garotada, a atração fica a cargo da Corrida da Fogueirinha, que deve reunir mais de 200 crianças e adolescentes, com idades até 15 anos. As distâncias variam de acordo com cada faixa etária, sendo que a primeira bateria deve largar a partir de 17h.

Trajeto segue pela principal via de Juiz de Fora em direção ao Manoel Honório, de onde os atletas retornam até a chegada (Foto: Hugo Keyler/arq. Rumo Certo)

De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), que divulgou o número de inscritos nesta quarta-feira, 10, a Corrida da Fogueira começou numa festa junina, na década de 1940. Tendo uma fogueira entre as principais atrações, a ideia de promover uma corrida veio do entusiasta de um entusiasta do esporte, Vicente Ferreira dos Santos. O objetivo era reunir alguns amigos e divulgar o evento no bairro Manoel Honório. Assim, em 23 de junho de 1942, foi dada a largada da 1ª Corrida da Fogueira, com percurso de 7km, assim como ocorre atualmente.

A primeira edição foi vencida por Pedro Marciano da Silva, então atleta do Mangueira Futebol Clube, de São João Nepomuceno. Ele completou a prova com o tempo de 23min58s e, após ser premiado, acendeu a fogueira da festa. Ainda segundo a SEL, essa tradição foi mantida por várias décadas e, com poucas corridas de rua realizadas no Brasil naquela época, a Fogueira se tornou a maior prova da modalidade em Minas Gerais, tendo contribuído decisivamente para o crescimento do esporte no país.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre a 72ª Corrida da Fogueira.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *