A importância de fortalecer os glúteos

fortalecimento dos glúteos - rep 02 por minuto

Imagem: Reprodução / O2 Por Minuto

Sempre me deparo com situações de homens com vergonha de treinar um dos músculos mais importantes do corpo humano para estabilização da coluna, locomoção motora, entre outras funções.

Pesquisando com alguns educadores físicos qual seria o motivo para os homens não fortalecerem os glúteos obtive a mesma resposta: “Porque os alunos do sexo masculino tem vergonha e acham que isso é coisa de mulher”. Em seguida, questionei se eles passavam exercícios de glúteos para os alunos, e eles responderam: “Não, porque eles não iriam fazer”. Será? Já me deparei várias vezes com homens treinando glúteo e os professores debochando. Sei que não são todos (existem profissionais e “profissionais”), mas isso jamais deveria acontecer.

Para quem não sabe, glúteos são músculos que estão presentes nas nádegas e ligam a cintura pélvica com o osso da coxa. Existem três tipos de músculos glúteos que formam a estrutura das nádegas no corpo: músculo glúteo mínimo, músculo glúteo médio e músculo glúteo máximo.

Você que corre já deve estar cansado de saber da importância da realização de atividade de fortalecimento muscular, inclusive dos glúteos. Essa estrutura é responsável por manter o corpo ereto durante o movimento e, além de ser uma das principais impulsoras das pernas a cada passada, auxilia no movimento de sentar e levantar. Ou seja, seu fortalecimento pode aprimorar a potência e a postura do atleta. A falta de exercícios para o glúteo faz com que o impacto da corrida seja maior, podendo causar diversas lesões.

fortalecimento dos glúteos - rep body building

Imagem: Reprodução / Body Building

Para acabar de vez com o estereótipo de exercício para mulheres, saiba que não existe exercício específico por gênero. O corpo, independentemente de ser de um homem ou de uma mulher, conta com o mesmo número de músculos e a mesma função. Por natureza hormonal, a deposição de gordura e o tamanho da musculatura são diferentes entre eles e elas, mas a atividade é fundamental para ambos os sexos. Os glúteos, além de sua função de extensão e abdução do quadril, são responsáveis pela sustentação da coluna vertebral. Como a corrida é um exercício catabólico, devemos realizar atividades para estimular o ganho de força da musculatura em questão.

Os exercícios para glúteos, isquiotibiais e paravertebrais, são de extrema importância para dar sustentação à coluna vertebral, além de evitar e tratar a dor lombar crônica. Traduzindo: a musculatura do quadril e das costas são quem seguram a coluna no lugar. Se essa região está fraca, os ossos não ficam tão estabilizados quanto deveria. Uma das consequências indesejadas pode ser dor na coluna.

Vamos deixar a vergonha e o preconceito de lado e pensar no nosso futuro com uma melhor qualidade de vida. Então, vamos acertar o passo!

Ramon Fontes David
Fisioterapeuta Especialista em Podoposturologia, Quiropraxia, RPG, Pilates, Auriculoterapia e  Osteopatia
CREFITO 165480F / Tel:  (32) 3214-5805 / 8832-9335
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* Imagem de capa: Reprodução / Dicas para Perder Peso