Abrindo o Ranking G10 da Zona da Mata, Rústica de Guarani triplica em participantes

*Reportagem: Priscila Oliveira

Cerca de 370 inscrições confirmadas apenas na categoria principal, de 13km, e uma enorme expectativa para domingo (17), quando acontece a Tradicional Corrida Rústica de Guarani, que marca não só a abertura do Ranking de Corridas G10 da Zona da Mata, mas o início dos festejos pelos 105 anos de emancipação do município, comemorados no dia 25 de março.

A programação do evento começa sábado (16), às 16h, na Praça Antônio Carlos, em frente à Prefeitura. Até as 17h, serão realizadas as inscrições, gratuitas, da corrida Kids, para crianças e adolescentes de 4 a 16 anos. A partir daí, os atletas mirins largam, seguindo as divisões por idade. Até o encerramento dos desafios infantis ocorre a entrega de número de peito e chip da categoria adulta, no mesmo local. Depois, esses kits serão transferidos para o salão da Secretaria de Educação (Travessa Paula Miranda, s/nº, próximo à entrada do Parque de Exposições), onde, às 19h, as equipes se reúnem com representantes da organização e da Federação Mineira de Atletismo para o Congresso Técnico.

Sábado, os desafios são voltados para crianças e adolescentes de 4 a 16 anos (Foto: Hugo Keyler/arquivo RCO)

Já no domingo, a retirada de chip e número de peito ainda poderá ser feita, de 7h às 8h, na Praça de Esportes. A largada está marcada para as 8h30. Amplo local para estacionamento, mesa de café da manhã, barra de cereal, seis pontos de hidratação ao longo do percurso e pós-prova com frutas são alguns dos atrativos preparados para os corredores pela equipe organizadora, encabeçada pelo Diretor de Esportes e Lazer da Prefeitura de Guarani, Juninho Guelber.

“Nossa média de inscritos era de 120 a 150, no máximo. Com certeza, o Ranking G10, a divulgação bem feita e a união de vários parceiros nos proporcionaram esse aumento. O trajeto passou de 11,5km para 13km, é inédito e não tão difícil, porque não tem tanto morro. Do Km 6 ao Km 7 está mais elevado, mas nada tão puxado. É um trajeto 95% por estrada de chão, que tem muita árvore, passa próximo a rio, mata, fazenda etc. É muito bonito, bem cross country mesmo. Quem fez o reconhecimento, no nosso treinão, achou muito bacana”, revela. Veja o mapa do percurso!

Disputa acirrada

Nomes de peso nas corridas da região estão confirmados, como Jocemar Corrêa, Fabio Junio Corvelos, Flávio Stumpf, Wesley Furiati, Edevaldo Silva, Nélio Marcos Durso, Viviany Anderson, Ivaniz Ribeiro, Elizabethe Sabino e Renis Souza. Pelo menos 25 cidades serão representadas.

Domingo é vez dos adultos. Organização comemora adesão dos atletas de toda a região e o fomento ao esporte na cidade (Foto: Hugo Keyler/arquivo RCO)

Tanto nas categorias adultas quanto nas infantis, haverá medalha para todos que completarem seus desafios, além de troféu para os três primeiros de cada faixa etária, masculina e feminina. Os cinco primeiros colocados gerais dos 13km e a equipe com maior número de inscritos, bem como os três melhores das categorias PCD e Atletas de Guarani, masculinos e femininos, sobem ao pódio e recebem troféu.

Guelber ainda comemora o fomento ao esporte na cidade, que vai estrear sua equipe de corrida – a Guarani Runners, com aproximadamente 30 integrantes. “Temos total apoio da Prefeitura. Quando fazemos o que gostamos, o resultado aparece. Nossa expectativa já foi superada, antes mesmo do evento começar. Agradecemos a confiança dos atletas, pois muitos já gostavam da nossa corrida, e isso é muito gratificante. A cidade está empenhada e motivada a receber a todos de braços abertos, com muita energia positiva, carinho, entusiasmo e atenção”.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre a Tradicional Corrida Rústica de Guarani.

*O Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação e cobertura fotográfica deste evento e de todas as etapas do Ranking de Corridas G10 da Zona da Mata.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *