Água em excesso faz mal?

água em excesso - rep missfit

Imagem: Reprodução / MissFit

Esse calor escaldante pede cuidados com a hidratação, especialmente na hora de treinar. Mas, beber muita água também pode ser um problema. A hiponatremia, uma diminuição na concentração de sódio na corrente sanguínea, acontece se não há reposição de sódio adequada depois da perda de sais minerais. Isso acontece quando suamos e quando bebemos água demais em um curto espaço de tempo.

Mas, qual é a diferença entre a desidratação e a hiponatremia? A desidratação ocorre quando a água eliminada pelo organismo não é reposta adequadamente, dificultando o sistema circulatório e acarretando em tontura, taquicardia, diminuição de urina e fadiga muscular. No entanto, a desidratação se caracteriza também pela eliminação de eletrólitos, especialmente o sódio, o potássio e o cloreto. Caso não haja reposição, o corredor pode entrar em hiponatremia. O calor e a prática intensa de exercícios faz a pessoa suar mais. Assim, bebemos mais água e isso é ótimo. Mas, a cada litro de suor, perdemos cerca de 1 grama de sódio. Então, a simples ingestão de água não é suficiente e pode ser até um problema. Beber grandes quantidades de água pode diluir o sódio presente na corrente sanguínea e levar a um quadro de hiponatremia.

água em excesso - rep guia de alimentação saudável

Imagem: Reprodução / Guia de Alimentação Saudável

Alguns fatores aumentam o risco de hiponatremia, como a idade ou o de alguns medicamentos (diuréticos, antidepressivos e analgésicos que podem aumentar o fluxo de urina e suor) e atividade física intensa, especialmente se o treino for ao ar livre, sob o sol e altas temperaturas.

Um tratamento imediato é limitar a ingestão de água e repor eletrólitos ou comer alimentos salgados. Sem o sódio, tanto nervos quanto músculos não funcionam corretamente. A hiponatremia compromete o desempenho, causa câimbras, confusão mental, dores de cabeça e apatia. Então, atenção ao calor excessivo nos treinos ao ar livre. Quando a atividade é prolongada (acima de 40 minutos) deve-se consumir quantidades adequadas de água durante todo o dia e, para repor os sais minerais, durante e após os treinos, uma boa opção é a água de coco, excelente isotônico natural.

Sempre é importante ressaltar que toda atividade física deve ser realizada com orientação de um profissional de educação física qualificado. Vamos nos cuidar, e bora praticar saúde!

Prof. Pedro Paulo Duarte Souza
Especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG
CREF 008002-G/MG, Tel:  (32) 9982-9309
personal.pedro.paulo@gmail.com
** Imagem de capa: Reprodução / Santa Corrida

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *