Alimentos termogênicos: aliados dos exercícios?

alimentos termogenicos reunidos - rep blog curves

Imagem: Reprodução / Blog Curves

As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. Sendo assim, os alimentos termogênicos podem ser aliados dos exercícios no processo de emagrecimento.

Apesar dessas propriedades, os alimentos termogênicos não são milagrosos! Para ter resultado na perda de peso é necessário associá-los à dieta balanceada. Além disso, em determinadas situações, esses alimentos estão contraindicados ou devem ser usados em quantidades muito pequenas. Por exemplo: gestantes, crianças, pessoas com enxaqueca, úlcera, insônia, ansiedade e hipertensão devem consultar um especialista para saber se podem ou não consumir alimentos termogênicos.

Os alimentos termogênicos são principalmente bebidas ou especiarias que tem substâncias como cafeína, capsacina ou catequinas. Confira:

Canela: uma colher de chá por dia – pode ser colocada no leite ou por cima das frutas.

Gengibre: pode ser utilizado como tempero na preparação de carnes e pratos quentes, na forma de chá ou batido com frutas – duas lascas de gengibre por dia são suficientes.

Pimenta Vermelha: utilizar como tempero de pratos quentes e em saladas – uma colher de chá por dia.

  – Guaraná em pó: pode ser colocado em sucos ou vitaminas – uma colher de chá por dia.

Café: se for tomado após as refeições, também facilita a digestão – duas a três xícaras por dia.

Vinagre de maçã: usar como tempero em saladas – ingerir uma colher de chá – duas vezes ao dia.

Chá verde: beber ao longo do dia até 4 xícaras por dia. Não é recomendado após as 17h da tarde, pois pode causar insônia.

Que tal experimentar um suco termogênico? Experimente!

Receitas:

alimentos termogenicos suco de couve com gengibre e cenoura - rep boa e boa saúde

Imagem: Reprodução / Boa e Boa Saúde

Suco Verde

– 1/2 cenoura pequena

– 1 maçã pequena sem casa

– 1 rodela de gengibre

– 1 folha de couve

– 3 folhas de hortelã

Bata todos os ingredientes e beba em seguida. Se possível, não coar nem adoçar.

 

alimentos termogenicos suco de gengibre e abacaxi - rep boa e boa saúde

Imagem: Reprodução / Blog Sandrurs

Suco de abacaxi com gengibre

– 2 fatias de abacaxi

– 200ml de água gelada

– 1 lasca pequena de gengibre

– 3 folhas de hortelã

Liqueidifique. Adoce, se necessário, com sucralose.

 

 

Até a próxima!

Nutr. Fabiana de Faria Ghetti
Especialista em Nutrição Clínica pela USC-RJ
CRN9: 1912 / bia.ghetti@hotmail.com

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