Amanda Oliveira alcança sua melhor marca nos 10km. “Foi uma grande conquista”

*Reportagem: Priscila Oliveira

Um ano cheio de conquistas. Essa pode ser a melhor definição para a temporada 2019 de Amanda Oliveira (Fac. Granbery/ Real Mercês/ CRIA UFJF/ Sicoob/ NutriMais). Vinda de um ciclo cada vez mais vitorioso desde quando decidiu se dedicar ao atletismo, a representante de Mercês segue firme no objetivo de encerrar o atual calendário com motivos de sobra para comemorar. Líder do 33º Ranking de Juiz de Fora, a corredora se prepara para receber o terceiro título feminino, enquanto se orgulha de dois feitos inéditos nos últimos meses: o de campeã da Copa Brasil de Cross Country e a 4ª colocação geral na Meia Maratona do Rio de Janeiro.

Tempo de 35min27s foi atingido em Americana, no interior de São Paulo (Foto: arquivo pessoal)

Entre as comemorações mais recentes está uma marca alcançada domingo passado, 24, durante a 5ª Corrida Pague Menos, em Americana, no interior de São Paulo. Com o tempo de 35min27s, a mineira alcançou seu melhor tempo nos 10km e ainda completou o trajeto em 3º lugar. “Esse resultado foi excelente, sensacional. Quando cheguei, nem pensei que conseguiria ficar entre as cinco [primeiras], porque o nível estava muito forte. A campeã (Eunice Chepkemei) era queniana, a segunda colocada (Tatiele Carvalho) é a única atleta brasileira que já foi nas Olimpíadas, nos 10km – perdi para ela por apenas 25 segundos. Eu também nunca tinha chegado na frente da 5ª colocada, a Kleidiane [Barbosa], que é campeã nos 1.500m do Troféu Brasil”, se alegra.

Dedicação máxima

Para Amanda, o bom desempenho só aumenta a sensação de dever cumprido. “Fiquei muito feliz com o resultado, principalmente por não ter a mesma carga de treinos delas, por não ter meu tempo totalmente dedicado a isso. Estou conseguindo fluir e melhorar cada dia mais minhas marcas. Estou muito, mas muito feliz mesmo. Foi uma grande conquista”. Porém, o feito não a surpreende. “Estou treinando para isso. Tentando me dedicar ao máximo aos tiros, aos treinos. Tendo uma alimentação mais certinha, fazendo tudo direitinho, de forma adequada. Meu objetivo é melhorar cada vez mais e seguir rumo aos novos objetivos, porque este ano eu ainda tenho muita competição pela frente”, ressalta.

Aos 22 anos, a representante de Mercês segue rumo a resultados ainda melhores (Foto: Hugo Keyler/Rumo Certo)

Um dos próximos desafios da mercesana acontece já neste domingo, dia 1º de novembro. “É a 11ª Corrida São Martinho, em Pradópolis (SP). Vou fazer os 10km novamente e, com certeza, esse resultado me deixa ainda mais confiante para buscar outro pódio. Estou muito empolgada”.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *