Amantes das águas abertas, nadadores juiz-foranos disputam o Aquaman Capitólio

*Reportagem: Priscila Oliveira

Voltado para os entusiastas da natação em águas abertas, o Aquaman – Travessias e Desafios chega a um dos municípios mais exuberantes do Sul de Minas, prometendo grandes aventuras aos participantes. Programada para este fim de semana, a etapa de Capitólio vai receber centenas de nadadores, que serão divididos em cinco modalidades. Atletas de Juiz de Fora estão entre os nomes confirmados.

Revelação

Nadador desde criança e uma das revelações do esporte nacional, tendo vários títulos importantes acumulados, Arthur Rizzo (Sport Club JF/ VidAtiva/ Vem Nadar), de 18 anos, é um dos mais jovens inscritos na competição e está pronto para buscar o título da categoria mais longa, a Ultra 15K. “Estou muito empolgado para a prova, com o treinamento um pouco reduzido por conta da faculdade, mas firme. Nunca estive em Capitólio, nem a passeio, mas vai ser mais uma oportunidade de conhecer um lugar bonito e de fazer uma boa prova”, antecipa.

Este ano, ele já fez bonito no XTerra Costa Verde, em Mangaratiba (RJ), e na prova de abertura do MASF (Maratona Aquática Sem Fronteiras, circuito que figura entre os principais do país), na cidade do Rio de Janeiro. Para o restante da temporada, Rizzo pretende continuar alcançando pódios nas duas competições, sempre conciliando os treinos e disputas com a faculdade de Fisioterapia, na qual cursa o 3º período.

Arthur Rizzo, nos 15K, e Maristela Soranço, nos 3K, estão entre os representantes locais no desafio do Sul de Minas (Fotos: Hugo Keyler/arquivo pessoal)

Inspiração e conterrâneos

Já na lista feminina está Maristela Soranço (Vem Nadar/Leandro Fiereck), que vai ser desafiada no Cruise 3K. “Comecei a nadar em 2009, sendo em águas abertas três anos depois. Meu interesse por essa modalidade é pelo contato com a natureza, porque a gente fica mais livre e nada distâncias maiores. Acho esse contato entre ser humano e natureza muito salutar”, revela.

Aos 56 anos, os anseios dela vão além da prova. “Minha expectativa é a melhor possível, para representar Juiz de Fora e trazer medalha, de preferência. Conhecer e nadar em Capitólio, que é um lugar super bacana, inspirador e que traz super coisas boas, vai ser muito prazeroso. Acho que esse contato vai ser uma experiência super legal”.

Ainda nos 3km estarão os conterrâneos Yamileth Torres, Lavínia Avelar e Dulce Lessa, enquanto Daniela Stiebler e Evaristo “Tito” Gonzalez participam do Long 7K. Angélica Freitas, Ana Carolina Cerqueira e Vera Lúcia Lemos integram o grupo juiz-forano na categoria Short 1,5K.

 

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *