Após vencer Cross Country MTB de Barbacena, ciclista de JF já pensa na CIMTB de Araxá

Marcelo Pantani ganhou a prova pela segunda vez e busca título inédito na Copa Internacional de Mountain Bike

 

Se o último domingo foi de bicampeonato na categoria Sub-35 do Cross Country MTB de Barbacena para o biker juizforano Marcelo Pantani (Rodoviário Camilo dos Santos / 5 voltas / 1h13min49s), esta terça-feira, 11, marca a volta aos treinos para a primeira etapa da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB), que acontece em Araxá, daqui a duas semanas.
“Graças a Deus, mais uma grande vitória conquistada. A prova foi muito boa, tinha muitos concorrentes fortes e gostei bastante da pista. O título foi bem concorrido, mas já estou me preparando para o XCO (cross country olímpico) da CIMTB, no dia 23”.
Com o objetivo de se preparar melhor, o atleta utiliza até outra modalidade nos exercícios. “Vou treinar esta semana toda em estilo maratona (XCM) e, até terça-feira que vem, 18, só de giro de speed. Isso vai ajudar a me manter sem fazer muito esforço, porque é só na velocidade. Já o MTB exige muito, pois trabalha o corpo todo, pede mais força para passar nos obstáculos, subir morros íngremes. Nessas horas é preciso saber usar o próprio peso, para não deixar deslizar o pneu traseiro, e controlar bem o físico, além do psicológico, porque um segundo que a gente perde para calcular o obstáculo por onde vai passar é uma queda grave”, pontua.
Dominando a velocidade
Pantani revela que cada modalidade do ciclismo traz sensações diferentes, tudo por causa da velocidade. “Quando a prova é de XCM, a gente consegue chegar a 70km/h, descendo uma estrada cheia de cascalhos e valetas. Já em pista de XCO, chega a 50km/h, descendo uma trilha com largura de 30cm de espaço para movimentar as rodas – e nem dá, por causa da profundeza da trilha, onde o pedal pode esbarrar e provocar um tombo grave. Mas, nisso tudo, o MTB também é muito bom porque um segundo que você ganha com a bike no alto, pulando uma rampa ou um barranco, parece o sonho que todos tem de voar, e a sensação é de liberdade”.
É com tanta bagagem no assunto que Marcelo pretende conquistar outro pódio. “Se Deus quiser, vai dar tudo certo e vou conquistar outra vitória importante”, finaliza.
Etapa de São João del-Rei / CIMTB 2013 (foto: Divulgação)
Iniciando o ciclo olímpico
A cidade de Araxá sedia a abertura da 19ª edição da Copa Internacional de Mountain Bike entre os dias 21 e 23, e traz as categorias Júnior, Sub-30, Sub-35 (a de Marcelo Pantani) e Sub-40 como novidades – todas competindo no último dia. Considerado o principal circuito de MTB da América Latina, o evento este ano também ganha ares de “teste final” para o Pan-Americano de MTB, que será realizado uma semana depois, de 27 a 30 de março, também em Barbacena.
Além de ser válida pelos rankings estadual e brasileiro, a CIMTB também soma 120 pontos para os campeões da elite no ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional) e, consequentemente, para o ciclo olímpico dos Jogos de 2016, no Rio.
Próximas etapas:
– São João Del Rei – MG (XCO e XCE), 16 a 18 de maio
– Congonhas – MG (XCM – UCI), 15 a 17 de agosto
– São Roque – SP (XCO e XCE), 10 a 12 de outubro

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *