FITNESS: Cinco passos para ingressar nas atividades físicas

ingressar na atividade física

Olá, atletas! Começamos hoje uma programação de artigos relacionados ao Fitness, com o propósito de levar até vocês uma serie de informações que vão fazê-los treinar com segurança, turbinar os treinos e maximizar os resultados – além, é claro, de esclarecer algumas dúvidas em relação ao treinamento físico.

Cuidar da saúde e do corpo são regras básicas para quem deseja viver mais e melhor. E opção é o que não falta para sair do sedentarismo… Por isso, listamos cinco passos que devem ser tomados por quem deseja ingressar no mundo da atividade física.

1º PASSO: Vale para qualquer prática escolhida. É imprescindível consultar um médico, mais precisamente um cardiologista, para fazer os exames pertinentes – no caso, uma eletromiografia de esforço, para saber como seu corpo se comporta durante uma atividade física, se há presença de arritmias, sopros cardíacos ou qualquer sinal que impossibilite a prática. Esse exame é de suma importância para que o Profissional que irá planejar seu treinamento programe a atividade física e a intensidade de esforço que mais se adequam às suas necessidades e condição.

2º PASSO: Uma vez liberado pelo seu médico, o próximo passo é consultar um Fisioterapeuta para que seja feita uma análise física, onde serão avaliados: postura, desequilíbrios de cadeias musculares, tipo de pisada, encurtamentos musculares etc. Esse procedimento é tão importante quanto o exame cardiológico de esforço, pois nos oferece direção na escolha dos exercícios que irão compor sua planilha de treinamento.

3º PASSO: Concordamos que praticar atividade física faz bem para a longevidade de nossa saúde, mas começar a se exercitar sem orientação de um Profissional de Educação Física pode ser arriscado e perigoso. Vale a pena procurar um Profissional capacitado e devidamente registrado no Conselho Federal de Educação Física (CREF) para que ele possa avaliar, programar e supervisionar sua rotina de treino. Um programa de exercícios bem planejado é 50% da conquista de seus objetivos.

4º PASSO: Independente de quais sejam seus objetivos, o programa de treino só terá sucesso se sua alimentação estiver de acordo com suas necessidades e equilibrada com seu ritmo de vida. Portanto, torna-se importante o acompanhamento de um Nutricionista, para que possa reequilibrar sua dieta alimentar. Assim como o médico, fisioterapeuta e educador físico, a escolha de um nutricionista (capacitado e devidamente registrado em seu conselho federal) irá promover ganhos significativos em seu empenho e saúde.

5º PASSO: Seja ao ar livre ou em casa, praticar atividade física é sempre prazeroso e saudável. Porém, se você optar por clubes, assessorias ou academias, tenha em mente uma avaliação criteriosa na hora de fazer a escolha. Antes de se matricular, verifique se a empresa que oferece o serviço está registrada, se os profissionais são capacitados, se os equipamentos e instalações proporcionam bem-estar e segurança.

Pronto, agora que você se orientou nesses cinco pontos fundamentais, é hora de sair do sofá e começar a transformar sua vida. E tenha em mente: Atividade Física é para a vida inteira.
Forte abraço, e até a próxima!

Prof. Esp. Fábio Mendes Gomes Caliaro
Pós-Graduado em Musculação e Treinamento de Força pela UGF
Personal Trainer e Sócio Proprietário da Hyperion Assessoria Esportiva
Tel: (32) 9916-3682 / CREF 010907-G/MG
* Imagens: reprodução web

 

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *