ARTIGO: Faça da corrida de hoje o objetivo de amanhã

correr sem parar homem
Com a chegada do friozinho tudo parece desandar, inclusive a motivação para correr. Os dias ficam mais frios, a vontade diminui e os problemas só aumentam. Fique tranquilo, pois, assim como você, várias pessoas hoje também cabularam sua corrida matinal. É por isso que não podemos desanimar e temos que encontrar motivação para voltar ou não parar de correr. Vamos lá! Força e vamos nos motivar com essas “dicas”.

Mude o percurso

Os corredores normalmente se enjoam de correr todos os dias nos mesmos lugares. Se esse foi um dos fatores que te fez desistir da corrida diária, busque praticar o exercício em outros locais. Varie em outros parques ou circuitos  - de repente, você frequenta lugares que nem tinha ideia que existiam. A dica vale também para quem quer conhecer gente nova e respirar novos ares – mais do que motivador para começar bem o dia.

Chame um amigo

Sabe aquela sua amiga ou amigo que vive reclamando do corpo, mas precisa de empurrãozinho para seguir numa corrida? Pois bem, ela será sua nova companheira (o) e motivação.  Tente chamar alguém que possa te acompanhar sempre nos exercícios e que sirva não só de compromisso para executar os movimentos, mas que ainda possa te ajudar a se distrair e nem ver que concluiu o trajeto inteiro.  Busque, de vez em quando, se unir a grupos de corrida – você também fará novos amigos.

Música nos ouvidos

Como já foi abordado num artigo aqui, de acordo com Costas Karageorghis, especialista conhecido por pesquisas que envolvem psicologia e esportes, a música dá um prazer aos ouvintes, parecida com o chocolate, como se fosse uma “droga do bem”. Você pode se dedicar a elaborar setlists para cada dia ou semana, tornando a prática um estímulo para correr. Separe as melodias mais lentas para se alongar ou se recuperar da corrida e as mais agitadas para arrasar nos circuitos.

correr sem parar - linha de chegada pista]
Visualize a linha de chegada

Essa vai para quem até começam a corrida, mas, durante o trajeto, provocam uma auto-sabotagem  por não querer chegar até o fim do percurso. Aproveite esse tempo para soltar a imaginação e pensar que está numa competição – mesmo que você seja o único competidor. Faça da corrida de hoje o objetivo do dia. A cada vez que você perder o ritmo, pense que, no final, estarão te esperando num pódio, com medalhas. Pode ser uma maneira divertida de se reanimar.

Foco na saúde

Além de fortalecer os músculos, principalmente pernas, articulações, coração, melhorar a respiração e resistência, correr também faz bem aos olhos. De acordo com um levantamento realizado pela Emory University, nos Estados Unidos, praticar corrida pode ajudar a prevenir a degeneração da retina e sua funcionalidade. O mesmo estudo mostrou que os pacientes com maculopatia (doença na retina) apresentaram uma melhora em seus quadros, com apenas algumas horas de corrida.

Não há desculpa. Mesmo com o frio, o trabalho e os problemas do dia a dia, não podemos desanimar. Bora praticar saúde, pois nosso corpo agradece!

Prof. Pedro Paulo Duarte Souza
Especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG
CREF 008002-G/MG, Tel:  (32) 9982-9309
personal.pedro.paulo@gmail.com
* Imagens: reprodução web

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *