ARTIGO: Você sente aquela dorzinha na lateral quando corre?

dor do lado quando corre

Sabe quando você anda ou corre e, de repente, surge uma dorzinha na lateral da barriga, um pouco acima do quadril?  Não existe nenhum estudo ou pesquisa científica que explique essa sensação, porém, existem várias teorias que desenvolvem os porquês e buscam algumas maneiras de evitá-la.

Essa dor é muito comum e, geralmente, acontece durante os exercícios físicos, mas não está associada a nenhum problema sério de saúde. Alguns médicos, especialistas na área esportiva, detectaram alguns motivos que podem causar esse desconforto. Entre eles estão:

- Distensão das alças intestinais por acúmulo de gases, que pode ocorrer quando se faz exercícios com a respiração apenas pela boca;

- Ingestão de alimentos mais gordurosos, que demoram mais tempo para fazer a digestão, ou bebidas gaseificadas, antes de fazer o exercício físico;

- Exercícios muitos intensos com desvio do fluxo de sangue do sistema digestivo para o músculo;

- Falta de condicionamento físico com início dos exercícios numa intensidade muito alta;

- Não fazer aquecimento antes dos exercícios, já que a prática melhora a distribuição do sangue e diminui o impacto do rápido desvio dele para o músculo.

manter-se hidratado

Podemos tomar alguns cuidados e seguir algumas dicas para evitá-la:

- Não comer alimentos gordurosos ou bebidas gaseificadas antes dos exercícios;

- Aumentar gradativamente a intensidade dos exercícios;
Manter uma frequência de respiração compassada com entrada do ar (entrando  pelo nariz e saindo pelo nariz e boca);

- Manter-se hidratado;

- Lembrar que, quando a sensação começar a se apresentar, o melhor jeito de amenizá-la é diminuir a intensidade ou até mesmo parar o exercício e controlar a respiração adequadamente.

Todas as pessoas estão propícias a sentir esse desconforto, mais comum nos indivíduos que estão iniciando os exercícios físicos e ainda não tomaram os devidos cuidados. Entretanto, não é regra geral a dor estar atrelada aos novatos no exercício, pois, mesmo os indivíduos treinados podem sentir essa dor se estiverem se exercitando numa intensidade muito alta e com a dieta ou hidratação inadequadas.

Vamos nos cuidar, e bora praticar saúde!
Prof. Pedro Paulo Duarte Souza
Especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG
CREF 008002-G/MG
Tel: (32) 9982-9309
*Imagens: reprodução web

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *