Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer, em São João Nepomuceno, comemora 50 anos com corrida e caminhada

Evento, com provas de 6km e 2,5km, quer arrecadar fundos e incentivar a prática do esporte na região

1ª Corrida pela Vida Asfecer, ano passado (Foto: Divulgação Asfecer)

1ª Corrida pela Vida Asfecer, ano passado
(Foto: Divulgação Asfecer)

Inaugurada em 8 de agosto de 1964 por um grupo de senhoras, entre elas Maria José Baeta Reis, fundadora do Hospital Ascomcer em Juiz de Fora, a Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de São João Nepomuceno (Asfecer) antecipa as comemorações pelos 50 anos de filantropia neste domingo, 15, a partir das 9h, com a realização de uma corrida de 6km, uma caminhada de 2,5km e uma prova infantil com distância a ser definida no mesmo dia. A largada e chegada acontecem em frente à Praça Coronel José Braz, e as inscrições devem ser feitas no próprio local até as 8h30, por taxas que variam de 1Kg de alimento não-perecível (crianças) a R$10 (caminhantes) ou R$ 20 (corredores).

Presidente da entidade, Gracinha Tozatto revela que o primeiro evento esportivo promovido pela instituição foi a Corrida pela Vida, durante a programação do Outubro Rosa, no ano passado. “Tivemos cerca de 100 participantes. Arrecadamos fundos e também ajudamos na prática do esporte”.

Nessa segunda iniciativa, um grupo de voluntários volta a trabalhar incansavelmente para expandir a adesão do público local e da Zona da Mata. “Além de participar, as pessoas irão ajudar nossa entidade e àqueles que sofrem com o câncer. Está quase tudo pronto. O trajeto vai passar pela Ria Péricles Vieira de Mendonça, cair na Praça Daniel Sarmento, seguir em direção ao Anel Rodoviário, transpor a MG 858, virar a Rua Cândido Noronha, dobrar à direita na Dr. Gouvêa e chegar novamente à Praça do Coronel”, antecipa Gracinha.

Quem completar a prova ganha medalha de participação e os cinco primeiros colocados gerais, assim como os campeões de cada faixa etária, recebem troféu.

Marina Ayupe sendo aplaudida pelos conterrâneos (Foto: Divulgação Asfecer)

Marina Ayupe sendo aplaudida pelos conterrâneos
(Foto: Divulgação Asfecer)

Guardada na memória

Campeão geral feminina da Corrida pela Vida, com cerca de 17 minutos, a atleta são-joanense Marina Aype se surpreendeu com o resultado de 2013. “Eu não tinha certeza se ia correr porque tinha prova do Ranking de Juiz de Fora no outro dia. Mas resolvi correr e ganhei. É muito bom ganhar na própria cidade”.

Ela também lembra bem o percurso que fez para alcançar a vitória. “Nossas ruas são de paralelepípedo e pedras, só algumas são asfaltadas. No início, a gente pega as pedras, depois entra no asfalto e, no finalzinho, volta para as pedras. O percurso tem apenas uma subida mais íngreme, faltando pouco para a chegada. Mas ficou mais fácil, porque treino aqui e estou acostumada com o trajeto”, complementa.

Lesionada há alguns dias, Marina está chateada por estar fora da prova. “O sentimento é de frustração, pois o evento é lindo e não vou poder representar minha querida cidade de novo. Mas, com certeza, vou prestigiar e já estou pensando em ir com calça jeans para não ter nenhuma possibilidade de sair correndo e fazer todo o percurso, porque o pé está coçando. Logo volto para os treinos e, na próxima que tiver aqui, ninguém vai me segurar”.

História
 
Segundo Gracinha Tozatto, o surgimento da Asfecer foi fruto de uma demanda significativa dos pacientes de São João Nepomuceno e região pelos atendimentos na Ascomcer, em Juiz de Fora. “Eles ficavam sem contato após o primeiro atendimento ou sem orientação adequada, e as fundadoras passaram a buscar ajuda de outras mulheres da nossa comunidade para que pudessem dar suporte aos portadores da doença, pois muitos acabavam morrendo prematuramente, por falta de assistência. Mesmo sem sede própria, prestamos assistência domiciliar, levando calor humano através de visitas semanais, medicação e alimentos durante 28 anos. Agora, estamos prontos para comemorar cada uma das nossas conquistas ao longo desses cinquenta anos”, encerra.

A Associação de Prevenção e Combate ao Câncer conta com serviços de mastologia, dermatologia, ginecologia, entre outros – sempre destinados à orientação, prevenção e tratamento do câncer. Os interessados em se voluntariar ou colaborar com a entidade filantrópica podem comparecer à Rua Prefeito Nagib Camilo Ayupe, 720, Centro. Outras informações pelo (32) 3261-2635.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *