Atleta de Lafaiete é campeão em ultramaratona na Bahia

* Priscila Oliveira; Fotos: arquivo pessoal

ernani chap diamantina - pessoal

Ernani Souza percorreu 50km pelas belezas naturais da Chapada Diamantina

Referência em várias modalidades, como corridas de rua, duathlon e provas de longa distância, o atleta Ernani Souza (C. R. Dom Pedro II/ Kailash/ UPFit/ Trifosfato/ NIhumana), de Conselheiro Lafaiete, comemora mais um título. Dessa vez, o topo do pódio veio acompanhado por uma satisfação pessoal de atravessar uma das mais belas áreas naturais do país. “Explorar trilhas e montanhas me fascina desde sempre. Percorrer lugares inéditos é sempre muito legal, pois as surpresas são das mais variadas e, no último final de semana, dias 3 e 4, pude realizar um sonho antigo: conhecer a Chapada Diamantina, no Nordeste brasileiro”, se alegra.

Fascinado sobre o lugar, localizado no interior da Bahia, ele se lembra com muito carinho dos 50km enfrentados durante a Ultra Trail Chapada Diamantina. “Percorremos um belo trecho por trilhas onde os garimpeiros fizeram uma grande exploração de pedras preciosas, entre elas os diamantes, nos séculos passados. A cidade sede do evento foi a pacata Mucugê, que fica a cerca de 500km de Salvador – logística complexa, mas que vale muito a pena, devido à beleza da região”.

Troca de experiências

Em meio à uma palestra com platéia cheia, Ernani ainda pode contar com orgulha sua trajetória no esporte e a inesquecível vitória na ultramaratona El Cruce, em 2015. Já na disputa baiana, a principal meta era fazer uma “prova progressiva”. “Larguei tranquilo e logo encontrei o ritmo ideal. Como o sol estava encoberto, o clima era agradável para a prática esportiva. Desde o começo fui abrindo vantagem dos meus adversários, sem dar chances para possíveis ataques. Segui concentrado e acabei tendo a felicidade de liderar de ponta a ponta. Cruzei a linha de chegada com boa vantagem. Para minha surpresa, um atleta francês foi segundo colocado, deixando minha vitória com um brilho maior”,  relata.

Compartilhando emocoes

Na oportunidade, ele palestrou sobre a ultra El Cruce, da qual foi campeão em 2015

Novos amigos e interação com atletas que admiram seu trabalho são alguns momentos que tornaram esse momento tão especial para o lafaietense. “Foi uma grande alegria poder retribuir a todos com a atenção que eles merecem. Espero voltar em breve para outras disputas e para conhecer novos lugares. Nos próximos dias, ainda disputo a Trail Run e Maratona de MTB Brou Aventuras, em Ouro Preto, e o Desafio de São Pedro, em casa, na minha cidade”.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *