Atletas da região se destacam em corridas de pista, estrada e asfalto

* Priscila Oliveira

simplicio, claudio e luiz - pessoal claudio

Reinaldo Simplício, Claudio Lamas e Luiz Felipe na Maratona Internacional de São Paulo (Foto: divulgação/Real Mercês)

As últimas semanas foram de grandes conquistas para os corredores de toda a região, no asfalto, nas pistas e nas estradas.

Novos maratonistas

Entre as mais recentes esteve a estreia dos atletas Claudio Lamas (Viva Sport Club) e Luiz Felipe nos percursos de 42km. Eles representaram a cidade de Mercês na 22ª Maratona Internacional de São Paulo, no último domingo, 24, ao lado de Reinaldo Simplício.

“Não é fácil completar uma maratona, principalmente sob um sol muito forte e umidade muito baixa, com um grande número de desistência pelas condições adversas do clima. Estou muito orgulhoso deles por esse grande feito. Estrearam muito bem numa prova de longa duração, entrando para o seleto grupo de maratonistas do Brasil e tornando-se os primeiros maratonistas de nossa Mercês. São verdadeiros guerreiros”, destacou Simplício, coordenador da equipe Real Mercês.

amanda no pódio do brasileiro sub-20

Amanda Oliveira, vice-campeã brasileira sub-20 nos 5.000m (Foto: Divulgação/CRIA UFJF)

Entre os melhores do país

Por falar em Mercês, a mercesana Amanda Oliveira (Fac. Granbery/Ed. Física), 19, campeã do Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora no ano passado, voltou a fazer bonito em suas primeiras atuações nas disputas de pista. Representando o Centro Regional de Iniciação ao Atletismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (CRIA UFJF),  ela foi vice-campeã na prova de 5.000m do Campeonato Brasileiro  de Atletismo Sub-20 Interclubes, em São Bernardo do Campo (SP), nos últimos dias 16 e 17.

A equipe juiz-forana também alcançou o 3º lugar nos 10.000m, com Robison Gomes, 18, além de obter resultados expressivos com os jovens Francisco Perrout (5.000m), Raphaela Diesse (lançamento de dardo), Luiz Maurício (lançamento de dardo), Neemias Alves (10.000m), Felipe Sirimarco (400m) e Camila Paiva (100m rasos). Agora, o CRIA UFJF se prepara para disputar o Campeonato Mineiro Juvenil e o Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-18 Interclubes, em maio; e o Campeonato Brasileiro Sub-20 Interseleções, em junho.

tina e ana pódio terra race - pessoal tina

Tina Costa (1º) e a amiga Ana Paula Machado (2º) no pódio do Terra Race Paty do Alferes (Foto: arquivo pessoal / Tina Costa)

Loucas por corrida

Após garantir quatro de cinco posições no geral feminino da 1ª Corrida do Náutico, dia 17, a equipe Loucos por Corrida voltou a subir no pódio – dessa vez, no Terra Race Paty do Alferes (RJ), no último domingo, 24. Tina Costa venceu a categoria Longo (28km) da competição.

“Foi uma prova perfeita e o que eu mais temia não me derrotou: o sol. Estava bem preparada e minha estratégia funcionou. Como eram duas voltas, guardei energia para usar na segunda. A chegada foi emocionante. A preparação para a Maratona do Rio está me deixando resistente para longa distância. Valeu muito a pena. Ter minha fiel companheira, ‘louca por corrida’, Ana Paula Machado, no pódio comigo deu um brilho a mais para nossa equipe. Que venham os próximos desafios”, encerrou a campeã.

Ainda nos 28km, Luiz Bastos (Inspire/Mito Sports) foi vice-campeão geral masculino. Os colegas de equipe Caju Esteves e Evandro Chicanele dividiram o pódio masculino dos 14km na 3ª e 5ª colocações, respectivamente, enquanto Thaís Matta (SaúdePerformance) foi vice entre as mulheres da categoria. Denise Machado (Mito Sport) garantiu o 4º geral nos 8km feminino e completou a boa atuação de Juiz de Fora no desafio fluminense.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *