Atletas da região se destacam no Brasileiro de Cross Country

* Priscila Oliveira

brasileiro de cross country eberth silva - arq pessoal

Eberth Silva, de branco, entre os atletas da prova adulta masculina (Foto: arquivo pessoal)

Realizada no último dia 08, no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo (SP), a Copa Brasil Caixa de Cross Country reuniu cerca de 400 atletas, que se dividiram em provas nas categorias Adulto, Juvenil e Menores, masculinas e femininas. Entre os participantes maiores de 18 anos, desafiados num percurso de 12km, o destaque da região foi Eberth Silva (Vidativa/ Fripai/ PopKids/ Fullife/ Camilo dos Santos), 22, representante de Coronel Pacheco e atual campeão do Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora.

“Essa prova acontece uma vez por ano e o percurso é todo com obstáculos naturais, que lembraram o XTerra. Não estou acostumado com esse tipo de prova, mas fui para fazer um teste e fiquei em 10º. Estou muito satisfeito, porque a prova contou com os melhores atletas do país e isso mostra que o nosso trabalho está sendo bem feito”, declarou.

Segundo o pachequense, a busca por bons resultados até o final do ano não pode parar. “Estou fazendo um trabalho de base ainda, só treinando para competir no momento certo. Agora é continuar o treinamento para buscar mais resultados positivos, fazendo corrida de rua e algumas provas de pista”.

Clique AQUI para saber mais sobre o Brasileiro de Cross Country.

brasileiro de cross country robison gomes e neemias alves - arq pessoal neemias

Robison Gomes e Neemias Alves antes da prova juvenil (Foto: arquivo pessoal / Neemias Alves)

Juvenis e menores pela UFJF

Consagrando, mais uma vez, o trabalho realizado pela equipe Sesi UFJF, Robison Gomes, 17, e Neemias Alves, 18, garantiram a 10ª e 16ª colocações do Juvenil (16 a 19 anos), respectivamente. Ao todo, eles percorreram 8km. “Foi uma prova sofrida, de quatro voltas, muito barro, lama, água suja, troncos de árvores para nós passarmos por cima e alguns morros. Gostei muito do resultado, porque vejo que estou bem melhor do que ano passado e mais perto dos cinco melhores do Brasil este ano. Meu foco agora é o Brasileiro Juvenil de Clubes, em abril”, revelou Alves.

brasileiro de cross country adan e francisco - pessoal adan]

Adan Arroio e Francisco Perrout (Foto: arquivo pessoal / Adan Arroio)

Já na categoria Menores, voltada para atletas de 15 a 17 anos, os destaques no trajeto de 6km pelo Sesi UFJF foram Francisco Perrout, 7º, e Adan Arroio, 28º. “O campeonato foi ótimo, só meu resultado é que não foi muito bom. A prova é um pouco mais pesada e complicada do que as de pista, porque exige mais força. Mas, agora estou treinando bastante para o Campeonato Mineiro, para fazer abaixo de 2 minutos nos 800m”, finalizou Arroio, de 16 anos.

O Brasileiro

Os percursos de 12km, 8km e 6km foram disputados apenas nas categorias masculinas – o feminino Adulto contou com 8km, enquanto o Juvenil entre as mulheres somou 6km e a etapa feminina do Menores totalizou 4km.

A Copa Brasil Caixa de Cross Country, conhecida como o Campeonato Brasileiro da modalidade, foi seletiva para a Copa Pan-Americana, que acontece neste final de semana, dias 21 e 22, em Barranquilla, na Colômbia. Para a competição, foram convocados os quatro primeiros colocados da categoria Juvenil e os três primeiros da Menores.

Um comentrio
  1. Ernani
    Fevereiro 20, 2015 | Responder

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *