Atletas da região superam XTerra Ilhabela com direito a vagas no mundial do Havaí

* Priscila Oliveira; Foto de capa: Divulgação

O último final de semana foi de disputas na tradicional etapa mundial do XTerra Brazil Tour em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, considerada a mais competitiva do calendário nacional. Em meio aos vários desafios disponibilizados no circuito, vários atletas de Juiz de Fora e região chegaram aos pódios principais, com direito até a vagas no mundial da competição no Havaí.

xterra ilhabela antônio gonçalves - pessoal

Antônio Gonçalves segue invicto na competição, rumo à vitória na temporada nacional e no Havaí (Foto: Divulgação)

Corredores em ação

Invicto na modalidade Half Trail Run, Antônio Gonçalves (Apuã Vertical/R21 Sports/Pódio das Frutas/Drogaria Estrada Real/Sec. Esportes de Piau) garantiu sua quarta vitória na prova – dessa vez de 21K e noturna. O atleta de Piau cruzou a linha de chegada em 01h34min, conquistando, assim, um de seus principais objetivos na temporada.  ”Foi uma prova difícil, com percurso sobe e desce, bastante trilha. Um circuito bem duro, com muita mata fechada, mas deu para fazer um tempo bom – acho que até quebrei o recorde da prova. Graças a Deus deu para ganhar com 5 minutos de vantagem. Agora, vamos rumo ao Havaí, em dezembro”, comemora.

Para ele, além de conseguir patrocínio para realizar este sonho, os planos também são voltados para conquistar o ranking do circuito o mais rápido possível. “Hoje estou com 350 pontos e, se tudo correr bem, ganhando Pedra Azul (ES) e Ouro Preto (MG), talvez já possa ser considerado campeão. A partir daí vou continuar nas etapas, mas num treino específico para ganhar o mundial do Havaí. Esse é meu principal objetivo este ano. Também foi fazer a Spartan Race e algumas provas do circuito , para começar a levantar dinheiro para ir para o Havaí. Ainda vou correr algumas etapas do Projeto de Braços Abertos, no Rio, onde ganhei várias provas”.

xterra ilhabela claudete no pódio - arq geisla dos santos

Claudete Nunes conseguiu o vice e a classificação para disputa havaiana (Foto: arquivo pessoal/Geisla dos Santos)

Residente em Juiz de Fora, mas natural de Portel, no Pará, Claudete Nunes (Apuã Vertical/R21 Sports/Pódio das Frutas) foi vice na categoria feminina, com o tempo de 02h08min. “Das três etapas que fiz, ganhei duas e agora fiquei em 2º. Ilhabela foi uma prova muito boa, apesar de ser meio termo; nem muito difícil, nem muito fácil. Mas gostei muito, foi top e também consegui me classificar para o Havaí. Corremos trilha e uma parte no asfalto. Corri tranquila. A Geisla dos Santos, que venceu a prova, está duas etapas na minha frente, mas vou tentar continuar correndo o XTerra e, quem sabe, ganhar”, pontou. Entre os desafios da atleta também está a busca por patrocínio para a disputa havaiana.

xterra ilhabela jefferson britto e dona geralda - arq pessoal

Para dona Geralda, Dia das Mães é torcendo pelo filho, Jefferson Britto (Foto: arquivo pessoal)

Dia das Mães diferenciado

Prestes a completar 27 anos, o juiz-forano Jefferson Britto (VIdAtiva) é figurinha carimbada nos desafios de natação do circuito. Terceiro colocado na categoria 25-29 do Swim Challenge 3K, ele comemorou não só a premiação, mas a torcida calorosa da matriarca, dona Geralda. “Ela sempre esteve comigo nas competições, desde os meus 11 anos de idade, quando competia em piscinas, até os 23, quando comecei a participar de maratonas aquáticas. Minha mãe deixou de me acompanhar, mas, no Dia das Mães, abre exceção do medo de me ver nadando no mar e vem me acompanhar. Ainda fica preocupada, mas curte bastante esse estilo de prova”.

Essa tradição em família ainda deve prevalecer por muitos e muitos anos.  ”Minha mãe adora Ilhabela e, realmente, não tem como achar outra coisa. Ela já disse que ano que vem vai de novo. Como sempre, foi lindo… Deu sol, o evento estava muito bem organizado e poder contar com a presença da minha namorada (Maressa) também foi bem legal”, destacou.

xterra ilhabela roberta stopa - div

Roberta Stopa segue ‘feliz’ à frente da elite feminina no MTB Cup (Foto: Divulgação)

Embaixadora e líder do MTB

Entre os atletas da região que se destacaram em Ilhabela também ficou a biker e treinadora Roberta Stopa (Soul Cycles/Food Jam/Stopa Team). Embaixadora do MTB Cup, ela subiu no pódio em 3º lugar (03h01min) e segue na liderança do circuito feminino pela categoria Elite. “Para mim foi uma boa prova, em um percurso que gosto bastante – duro e técnico, o que me favorece. Tenho voltado a treinar mais sério para disputar os lugares mais altos do pódio e fiquei feliz com a minha performance. Em comparação com a etapa de Ipatinga, meu tempo em relação às minhas adversárias diminuiu bastante. Cheguei a apenas 01min40s da primeira colocada (Sabrina Gobbo) e a alguns segundos da 2ª (Sofia Franco). Estou feliz. Isso me deixa ainda mais motivada para continuar treinando e brigar pelo título do campeonato”.

CLIQUE AQUI para conferir os resultados do XTerra Ilhabela.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *