Atletas de destaque no Ranking de JF comemoram marcas em trail run de Rio Novo

* Priscila Oliveira

Mantendo alegria e disposição para os desafios, mesmo em reta final de temporada, dezenas de atletas da região, inclusive com destaque no 28º Ranking de Juiz de Fora, comemoram suas marcas pessoais na 1ª Corrida Santa Felicidad – Trail Run, realizada no último domingo, 14, num hotel fazenda em Rio Novo. Além de aproveitar um novo encontro com a natureza, ao longo de 10,5km de percurso, os entusiastas das rústicas também alcançaram títulos inéditos, tanto no pódio masculino quanto no feminino.

Campeão geral da disputa, o juiz-forano Douglas Castro (Viva Sport Club) soube aproveitar cada passada, mas não contava com a vitória. “A prova foi boa, de maneira geral. O percurso foi bom e o mau tempo não prejudicou em nada o trajeto, que manteve a característica de ser na estrada de chão sem atrapalhar o rendimento do atleta, visto que choveu bastante no dia anterior. Não esperava vencer, até porque me encontro no final de uma temporada desgastante e vim reduzindo bastante o volume de corridas nas últimas semanas para evitar qualquer tipo de lesão. Mas, fiquei muito feliz, primeiro por ter mantido uma corrida consistente no ritmo e, depois, pela primeira colocação”, comemorou.

sta felicidad rio novo pódio geral masculino - arq douglas castro

Fabiano, Rogério, Douglas, José Geraldo e Simplício no pódio geral masculino (Foto: arquivo / Douglas Castro)

Atleta de pentatlo militar (modalidade que reúne tiro de fuzil, pista de obstáculos, natação com obstáculos, lançamento de granada e corrida cross country) e vice-campeão pela faixa 25-29 masculino do Ranking, Douglas acredita que, apesar de não ter corrido todas as provas locais ao longo do ano, as etapas de que participou contribuíram para essa incursão ao topo do pódio. “Por serem de curtas e médias distâncias, elas foram boas, porque me ajudaram a treinar para o cross country pentatlo. O Ranking é muito concorrido, tem um nível alto, e isso certamente ajudou na minha evolução, tanto na pontuação individual quanto para a minha equipe e o próprio pentatlo”.

Por conta de um abraço

Quem também tem motivos para encerrar 2014 de bem com a vida esportiva é o experiente corredor limaduartino José Geraldo Souza (Super Amigos), terceiro colocado na prova rio-novense. “Foi um pouco difícil, teve barro na largada, escorregou bastante… Estava no final de temporada, então, preferi dar um abraço na minha filha perto da chegada, bem no finalzinho, e o pessoal ficou me perguntando se eu tinha deixado o Rogério (da Costa Filho / Super Amigos, vice-campeão) me passar, porque eu tinha possibilidade de correr junto. Foi coisa de segundos, mas ele também mereceu chegar na frente, foi tudo uma brincadeira. Agora vou descansar durante três semanas, para voltar firme e forte em 2015”, comentou.

“Zezé”, como é conhecido nas corridas, venceu a faixa 45-49 masculino em Juiz de Fora este ano, enquanto o colega de equipe Rogério da Costa Filho também foi campeão, mas pela 20-24. Ainda em Rio Novo, o geral masculino premiou o atleta local Fabiano Silvério Dias (Jaguar, 4º) e o representante de Mercês, Reinaldo Simplício (Real Mercês, 5º).

Clique AQUI para conferir a classificação final do Ranking de Juiz de Fora em 2014.

sta felicidad rio novo pódio geral feminino - arq tina costa

Tina no topo com as amigas Simone (2º) e Eva (3º), e a colega Tamiris (5º) (Foto: arquivo pessoal / Tina Costa)

Na raça

Natural de Inhapim, no Vale do Rio Doce mineiro, a atleta Tina Costa (Corpo e Cia. / Viva Sport Club) levou toda a descontração que lhe é peculiar para as trilhas do Santa Felicidad – mas nem imaginava que seria o grande nome da classificação feminina. “O percurso foi ótimo, adoro correr na natureza. Teve muito barro e estava escorregadio em alguns trechos, o que deu mais emoção. A prova foi muito bem organizada. No primeiro quilômetro, vi que poderia sonhar com mais. Os treinos orientados pela Viviany (Anderson) e minha vontade de vencer me ajudaram muito. Esperava estar entre as cinco, mas tem horas que precisa ser na raça, e procurei não deixar as meninas se aproximarem, porque ia ficar mais difícil depois. Mas foi maravilhoso subir no pódio com a Eva (Marques, 3º lugar) e a Simone (Vasconcellos, 2º), pela nossa amizade”.

Ao contrário dos “conterrâneos”, a atleta ainda está longe de encerrar o próprio calendário, já que está prestes a encarar a última etapa do Endurance ASE, em Juiz de Fora, no próximo domingo, 21, e a 3ª Minimaratona da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, no dia 28. “Essa minha vitória em Rio Novo foi merecida, pois tenho treinado muito, buscando baixar meus tempos. Para a ASE, vou sair de casa acreditando que estarei entre as cinco de novo, e vou correr para isso. Se deixarem, eu chego. Já a Rodrigo de Freitas é onde eu mais queria correr desde quando comecei”, revela.

Com amigos, superação e competitividade

Confessando ter entrado na corrida despretensiosamente, por causa da academia que frequenta, a vice campeã Simone Vasconcellos (Fibratech) encontrou na prática do esporte um bom aliado para exercitar uma de suas paixões: acordar cedo. Preocupada com a importância de uma assessoria médica como auxílio a qualquer atividade física, a juiz-forana se alegrou por estrear no pódio de uma prova. “O desafio era grande, uma vez que o percurso era em terreno irregular, em meio à lama, terra batida, asfalto e paralelepípedos. Este ano, competi o X-Endurance, gostei da modalidade e aceitei superar meus limites. Em 2015, quero continuar sem pretensões de ser uma atleta de alta performance, mas sem perder a oportunidade de treinar com meus amigos, de superação e, é claro, a competitividade, que é inerente a todo ser humano”, concluiu.

A corredora Tamiris Dias, também de Juiz de Fora, terminou na quinta posição entre as mulheres. Até o fechamento desta matéria, os resultados oficiais da 1ª Corrida Santa Felicidad – Trail Run ainda não haviam sido divulgados pela organização do evento.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *