Atletas de JF conquistam vários títulos no JEMG

* Priscila Oliveira; Foto de capa: arquivo pessoal/Renato Siqueira

CRIA UFJF: Raphaela Diesse, ouro no lançamento de dardo (Foto: Divulgação)

Raphaela Diesse, ouro no lançamento de dardo (Foto: Divulgação)

Considerado o maior e mais importante programa esportivo social do estado, o JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) voltou a reunir alunos-atletas do ensino fundamental e médio entre os dias 11 e 16, em Lavras, no Campo das Vertentes, para a etapa estadual das competições individuais e paralímpicas. Mais uma vez, escolas públicas e particulares de Juiz de Fora participaram das disputas conquistando títulos importantes, principalmente no atletismo dos módulos I (alunos de 12 a 14 anos) e II (estudantes de 15 a 17 anos).

‘Crias’ do atletismo

Celeiro de novos talentos, a equipe CRIA UFJF se fez presente através de várias escolas e com apoio técnico do treinador Jefferson Verbena. Ao todo, cerca de trinta atletas encararam os desafios. Raphaela Diesse foi ouro no lançamento de dardo, enquanto os irmãos Luís Maurício (Escola Municipal Tancredo Neves) e Maria Júlia Silva fizeram dobradinha de títulos no lançamento de disco: ele com o ouro e ela, com a prata. A colega Luiza Campos chegou ao bronze na prova de 1000m.

O Centro de Iniciação ao Atletismo da Universidade Federal de Juiz de Fora ainda foi prata e bronze no lançamento de dardo com Isabelle Cristine e Paola da Silva, respectivamente.

Apogeu: Noemi Alves, ouro nos 300m (Foto: Divulgação)

Noemi Alves, ouro nos 300m e classificação para a etapa nacional (Foto: Divulgação)

Apogeu

Representando o Colégio Apogeu, que chegou ao final das disputas como vice-campeão Mineiro de atletismo masculino no módulo II, João Victor Macedo foi ouro no octatlo; Lucas Dias Pinheiro, prata nos 400m e bronze nos 100m; e Carlos Eduardo de Paula, prata nos 110m com barreira. A ala feminina da equipe também alcançou excelentes resultados, tendo Noemi Alves o ouro dos 3.000m e a prata do revezamento 4x100m; Júlia Rinco a prata do salto em altura; e Raíssa Mattos a prata do pentatlo.

Detalhe: João Victor Macedo e Noemi Alves vão representar a rede de ensino na etapa nacional dos Jogos Estudantis. Inscrita no heptatlo (conjunto de 3 provas), Andyara Lima se lesionou cumprindo uma das etapas e precisou abandonar a disputa. Já o colega Thalles Meirelles ficou com o 5º lugar dos 800m.  Na natação, João Vítor Oliveira foi 4º nos 100m borboleta, 6º nos 200m livre e 6º nos 50m borboleta, ao mesmo tempo em que Thaiza Farinelli ficou em 4º nos 100m costas, 6º nos 50m costas e 8º nos 400m livre.

cdandrade paola déa - div

Paola Déa, bronze no lançamento de dardo (Foto: arquivo pessoal / Daniel Fontinelli)

Carlos Drummond de Andrade

Coordenados pelo treinador Daniel Fontinelli (DSF Sport), os alunos-atletas da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, do bairro Nova Era 2, na Zona Norte, também fizeram bonito com Júlia Cristal nos 800m e nos 3.000, Bruna Waila nos 800m e no lançamento de dardo, Lívia Cristine no salto em distância e Kailayne Meirelles nos 1000m e no lançamento de dardo. Paola Déa, que também disputou o arremesso de peso, ficou com o melhor resultado da instituição nas disputas, alcançando o bronze do lançamento de dardo.

Nadadores 

Quem também marcou presença nos Jogos Escolares foram os atletas de natação do Sport Club Juiz de Fora, treinados por Álvaro Luiz Maciel, o Cebola. Os principais destaques da equipe, que representaram as escolas Nyrce Villa Verde Coelho de Magalhães, Professor Francisco dos Santos Ribeiro Netto, Sebastião Patruz, Colégio Dinâmico, Jesuítas e João XXIII, foram Brenda Oliveira com 2 medalhas de ouro (50m borboleta e 200m medley) e 1 de prata (200m livre), e Arthur Rizzo com uma prata (200m livre) e um bronze (1500m livre). Eles também foram prata no revezamento 4x100m junto com os colegas Antônio Bravo e Marina Loures. Agora, Brenda, Arthur e Marina vivem a expectativa de integrar a Seleção Mineira nos Jogos Escolares Brasileiros, no final do ano.

Sport Club JF: Cebola e seus alunos-atletas (Foto: arquivo pessoal/Álvaro Luiz Maciel)

Sport Club JF: ‘Cebola’ e seus alunos-atletas representaram várias escolas na competição (Foto: arquivo pessoal / Álvaro Luiz Maciel)

Mariana Miranda e Vitória Lucchesi também chegaram ao pódio – a primeira sendo prata nos 100m peito e bronze nos 100m livre, e a outra, bronze nos 100m e 50m peito. Elas ainda disputaram as provas de 200m e 400m livres, respectivamente. Mariana Pasqualini, Lia Borges, Pedro Lucas Pandolfo e Antônio Bravo se dividiram nas modalidades 200m, 100m e 50m livre; 50m e 100m costas; 200m medley; 50m borboleta; 50m peito; e 1500m.

JEMG

Nessa fase, voltada para competições individuais e paralímpicas, os atletas dos módulos I e II também disputaram as modalidades badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, judô, luta olímpica, rúgbi, skate, tênis de mesa e xadrez. Atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goaball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado completaram a programação em Lavras.

De 1º a 7 de agosto, os alunos-atletas mineiros enfrentam as disputas de basquete, futsal, handebol, peteca, voleibol e voleibol de praia. Ao todo, 853 municípios integram a edição 2016 dos Jogos Escolares de Minas Gerais.

Confira abaixo alguns registros das equipes juiz-foranas no Jemg: 

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *