Atletas de JF se destacam no Carioca de Duathlon e MTB Race Series

* Priscila Oliveira

O último domingo, 22, foi de bike e corrida para os atletas de Juiz de Fora. Isso porque, no Rio de Janeiro (RJ), a Enseada de Botafogo se rendeu novamente às disputas do Campeonato Carioca de Duathlon, que abriu sua temporada 2015 desafiando centenas de atletas nos tradicionais 4,2km de corrida, 16,8km de ciclismo e outros 2,1km de corrida. Já na região Sul Fluminense, 38km de percurso foram suficientes para colocar a técnica dos entusiastas do mountain bike à prova com a realização do MTB Race Series no distrito de Ipiabas, em Barra do Piraí.

carioca de duathlon 1a etapa thiago rosa - pessoal

Para Thiago Rosa, os resultados ficaram “dentro das expectativas” (Foto: arquivo pessoal)

Calor e superação

Sexto colocado geral e campeão da faixa 25-29 masculina, Thiago Rosa (Bikeschool/ Açai da Amazônia) destacou as dificuldades climáticas ao longo do duathlon e a superação pessoal na reta final do circuito. “A prova se tornou conhecida, mas, como toda competição, é uma nova história – e dessa vez não foi diferente, pois estava muita alta a temperatura e o clima não ajudou muito. O termômetro estava marcando cerca de 34ºC logo cedo, o que não é nada bom para uma prova intensa como essa. Como foi a primeira competição do ano, fui com poucas expectativas, pois estou no período de base dos treinamentos, mas, graças a Deus, consegui encaixar uma corrida com ritmo bom, saí para pedalar no segundo pelotão e cheguei bem para a parte final, que foram os 2km de corrida, onde consegui recuperar três posições”.

 Com outras três etapas marcadas até novembro no campeonato, o duatleta já tem os próximos objetivos traçados. “Além da segunda etapa, em maio, vou fazer a Maratona do Rio, em julho. Para isso, vou usar as corridas do Ranking de Juiz de Fora como treino”, complementou.

As faixas etárias masculinas também contemplaram os representantes locais Fabiano Bastos (SaúdePerformance, vice-campeão na 45-49), Pedro Pedretti (SaúdePerformance, 20-24), Sidimar Damasceno (Leão Games, 35-39) e Bernardino Robinson Senne (55-59).

carioca de duathlon 1a etapayvone berg - pessoal

Yvone Berg, no topo do pódio 45-49, se preparara para um desafio ainda maior (Foto: arquivo pessoal / Nina Marques)

De olho no triatlhon olímpico

No páreo feminino, Yvone Berg (SaúdePerformance) garantiu o 12º lugar geral e venceu a faixa 45-49. “O calor me consumiu na primeira corrida e sofri muito, mas tentei segurar na bike. Gostaria de ter ficado entre as cinco do geral, mas dessa vez não deu.  Na verdade, faço o melhor que posso dentro de todas as condições adversas e a gente sempre acha que pode ir melhor depois que acaba tudo. Mesmo assim, fiquei feliz por conseguir segurar o primeiro na faixa, porque não treinei especificamente para essa prova”, revelou.

Segundo a juiz-forana, sua principal meta é a disputa de um triathlon olímpico. “Ele tem 1.500m de natação, 40km de pedal e 10km de corrida. Esse sim, vai ser meu maior desafio, porque é tudo diferente em matéria de treinamento. O duathlon é rápido e o triathlon é longo, mas acaba que serve de treinamento, como se fosse um treino de tiro”.

Considerando o foco, as metas e os treinos importantes para conquistar os objetivos, Yvone se disse satisfeita. “Estou feliz para ‘caramba’. Acho que sou privilegiada por ter esse pique aos 47 anos, e fico feliz de ter grandes concorrentes, pois isso só faz a gente crescer e querer melhorar”, enfatizou. A carioca Viviane Castellões (Long Life), que mora em Juiz de Fora, foi 4ª colocada entre as atletas de 35-39 anos e também garantiu pódio.

Clique AQUI para conferir a classificação geral do Carioca de Duathlon – 1ª etapa.

mtb race series felipe marques - pessoal

Referência no ciclismo de estrada, Felipe Marques faturou o título do MTB Race Series mais uma vez (Foto: arquivo pessoal)

De volta às origens e bicampeão

Nome de peso entre os atletas locais do ciclismo de estrada, Felipe Marques (Equipe UFF de Ciclismo) aproveitou a oportunidade de “reviver as origens” no MTB em Ipiabas – algo que não estava previsto no calendário dele até o último instante. “Foi tudo decidido de última hora. Saí para treinar com a galera sábado (22), num ‘girinho’ até Levy Gasparian (RJ). Durante o treino, o (triatleta) Frederico Zacharias me chamou para ir e, para concluir, o (atleta) Giulio Caruso me disse: ‘Eu pago sua inscrição’, Então, não tive como não ir”, brincou.

Já na prova, as dificuldades tornaram a competição duplamente emocionante. “A corrida era curta, só que com muitos trilhos e algumas subidas bem duras. Tudo começou num ritmo alucinante e, com cerca de 8km, resolvi dar um ataque onde abri alguns segundos e segui sozinho por um bom tempo. Mas, à vista dos perseguidores, fui alcançado faltando quase 8km pelo José Luiz Nogueira. Disputamos o primeiro lugar em um ‘sprint’ final eletrizante, e fui felizardo ao sair com a vitória e poder ser bicampeão da prova – tudo isso, graças aos bons amigos que tenho. Quem tem amigos, tem tudo”, concluiu.

Robson Aloísio (RAAS Training/ AFA Bikes/ Guma Construtora/ Mr. Tugas/ Açotel/ Apriori) ficou em 5º, enquanto seus alunos pela equipe RAAS Training, Alexandre Brexó, Roberto Junior e Alexandre Rezende também chegaram ao pódio.

mtb race series roberta e jamile no pódio - pessoal roberta

Roberta Stopa e Jamile Lamha: 1º e 3º lugares no geral feminino (Foto: arquivo pessoal / Roberta Stopa)

Dupla “sem limites”

Entre os conterrâneos que marcaram presença no evento estiveram a atleta profissional de MTB e colunista de “Pedal e Ciclismo” do Rumo Certo, Roberta Stopa (X-Fusion/ Damatta/ Cly Componentes/ Brou Team), campeã geral feminino, e sua companheira, Jamile Lamha (No Limits Team), que subiu no pódio em 3º lugar. Na dupla feminina, vitória de Roberta Boechat e Renata Delgado Rezende (RAAS Training/ Maximum)

Pelas redes sociais, Stopa antecipou: “Agora é focar no 24 Horas Brasil Ride e em Araxá”. A primeira disputa acontece neste sábado, 28, enquanto a prova seguinte ocorre entre 06 e 08 de março, abrindo a nova temporada da Copa Internacional de MTB.

* Até o fechamento desta matéria, os resultados oficiais do MTB Race Series não haviam sido divulgados pela organização.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *