Atletas de Lafaiete disputam provas do circuito nacional

*Priscila Oliveira; Foto de capa: Hugo Keyler

Referências no atletismo e destaque entre os corredores de rua em Conselheiro Lafaiete, Erika Maria Vieira (Clube Dom Pedro II/Clínica L10/ Arão Imóveis/ Gennan Bioativa) e Ernani Souza (Clube Dom Pedro II/ Unimed-CL/ Plastipel/ Embalagens/ CHB Equipamentos/ Kailash/ Geal AOO) entram novamente em ação neste final de semana, disputando provas de nível nacional, dentro e fora de Minas Gerais.

erika

Ertika Maria Vieira tem grandes desafios pela frente, entre elas, as africanas (Foto: Hugo Keyler)

Ranking feminino

Para ela, o desafio é a abertura do Circuito Caixa, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, amanhã (14). A prova de 10km vale pontos no ranking nacional, onde o principal objetivo da lafaietense é ficar entre as 10 melhores do país, no final do ano. Nesse sentido, no próximo dia 22, Erika volta ao Circuito Caixa, mas na Praça Marco Zero, em Belo Horizonte, também na busca por alcançar bons resultados e, assim, somar novos pontos.

“Minha expectativa é muito boa para as duas provas, porque venho me preparando há muito tempo para participar desse circuito. Ano passado fiquei entre as 15 em Uberlândia (sendo que tinham sete africanas), onde o nível é muito alto e a corrida é muito difícil porque tem muito sobe e desce, dentro e fora do Parque, com muita quebra de ritmo nas subidas. Nela, as vinte melhores brasileiras pontuam no ranking e, se Deus quiser, estarei nesse grupo. Dessa vez, pretendo fazer um tempo melhor e me encaixar entre as 10”, revela.

Em contrapartida, na disputa pela capital mineira, a tendência é estar mais ‘confortável’ com o desafio, também de 10km. “Como é mais próximo de Lafaiete,  acredito que farei uma prova ainda melhor. Vamos acreditar no nosso potencial, que vem dos nossos treinos e de um trabalho técnico com o Adriano Maron. Tudo pode acontecer, por conta das adversárias e do ritmo de prova. Mas, estamos entregando nas mãos de Deus para fazer nosso melhor. Para cima das africanas”.

ernani 3

De volta às disputas, Ernani Souza encara 21km no Rio como preparativo para 42km em Porto Alegre (Foto: Hugo Keyler)

Da meia à maratona

Já seu conterrâneo segue para o Rio de Janeiro (RJ), onde encara os 21km da primeira etapa da Golden Run (que substitui a Golden Four), no domingo, 15. Cerca de 6 mil pessoas devem participar da prova, com largada no Recreio dos Bandeirantes e chegada em São Conrado. Entre eles, também estão confirmados os africanos e a elite nacional da modalidade.

“Estou vindo de um período difícil na temporada. Tive alguns problemas pessoais, que, mais uma vez, me impediram de manter a regularidade necessária nos treinos. De qualquer forma, estou confiante em fazer uma boa prova, pois, como já conheço o circuito por onde iremos passar, montar a estratégia fica mais fácil”, revela Ernani. Ele utiliza o trajeto como “treino de luxo” para a Maratona Internacional de Porto Alegre, em 12 de junho, com largada e chegada próximas ao Parque da Harmonia, na capital gaúcha. A inscrição do atleta já está garantida.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *