Atletas do CRIA UFJF disputam Troféu Brasil, a principal competição do calendário nacional

* Priscila Oliveira

eberth silva pista - pessoal

Para Eberth Silva, o desafio será nos 10.000m (Foto: arquivo pessoal)

A Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, é o destino dos principais atletas do país neste final de semana. Isso porque, de sexta a domingo, 09 a 11 de junho, acontece a trigésima sexta edição do Troféu Brasil de Atletismo, considerada a principal competição do calendário nacional. Entre os nomes confirmados estão Eberth Silva, de Coronel Pacheco, e Camila Paiva, de Juiz de Fora, que representam a equipe CRIA UFJF.

Do asfalto para as pistas

Há três anos afastado das provas de pista pela dedicação às corridas de rua, onde, entre outros resultados, é tetracampeão do Ranking de Juiz de Fora, Eberth Silva conseguiu o índice para o Troféu Brasil no início de maio, após garantir o 3º lugar nos 10.000m de um Campeonato Aberto em Campinas, no interior do estado de São Paulo. Aos 25 anos, ele vai em busca de uma marca positiva em sua estreia no evento. “Sem dúvida, essa é a competição mais importante do país e estaremos competindo com os melhores. Minha prova vai ser sexta, às 17h40. Me preparei bastante e estou muito confiante para conseguir um bom resultado”, antecipa.

camila barreiras - div

Atual recordista mineira, Camila Paiva encara os 100m com barreiras (Foto: Divulgação)

Superando os imprevistos

Já no sábado pela manhã, a partir de 09h10, quem entra no desafio é Camila Paiva, de 20 anos, que conseguiu vaga após quebrar o recorde mineiro dos 100m com barreiras durante as disputas do Campeonato Carioca, também no mês passado. “Os preparativos estão seguindo, porque me machuquei numa competição em Belo Horizonte e só consegui me recuperar esta semana. Ainda não estou 100% e, por isso, estou meio aflita”. Mesmo acreditando estar numa fase mais de recuperação do que preparação, ela vai para cima do desafio.  “Não sei como vai ser. Vindo desse imprevisto, não tenho nenhuma estratégia definida, mas o importante vai ser competir e terminar a prova”, pondera.

Além de reunir grandes destaques do atletismo nacional, o Troféu Brasil ainda vai servir como índice para o Campeonato Mundial de Londres, na Grã-Bretanha, marcado para acontecer entre os dias 04 e 13 de agosto.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *