Cacau e Alfarroba: Diferenças, benefícios e formas de consumo

cacau em pó e em fruta 9 rep portal de paulínia

Cacau (Imagem: Reprodução / Portal de Paulínia)

O cacau é um alimento que possui várias substâncias que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce (é riquíssimo em compostos antioxidantes), muito importante para os praticantes de atividade física, devido à alta produção de radicais livres. Essas substâncias auxiliam, inclusive, na proteção do coração, prevenindo doenças cardiovasculares. O cacau também possui bom teor de triptofano, substância que estimula a produção de serotonina, melhorando o humor e aliviando o estresse. Além de tudo isso, esse alimento é considerado termogênico, devido à presença de teobromina, e ainda contém ótimas quantidades de vitaminas, minerais e fibras.

É importante ressaltar que os benefícios citados acima são do cacau, então, as melhores formas de consumi-lo é em pó, sem adição de açúcar (adicionado a “shakes” ou a algumas preparações) ou, às vezes, na forma de chocolate que contenha pelo menos 55% de cacau.

Alfarroba é um substituto do cacau muito utilizado atualmente! Nutricionalmente falando, possui menor teor de gordura e boas quantidades de antioxidantes, vitaminas do complexo B (responsáveis por vários processos essenciais em nosso organismo, incluindo o metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos) e fibras. Ela ainda é fonte de vitamina A (que protege a pele e a visão), além de cálcio e magnésio minerais, que, juntos, melhoram a mobilidade dos músculos.

alfarroba em pó - rep carob house

Alfarroba (Imagem: Reprodução / Carob House)

Quando comparamos um com o outro (ambos em pó), é possível perceber que os dois possuem valor energético semelhante, porém o cacau possui maior quantidade de proteína (muito importante num plano alimentar), fibras e gorduras que a alfarroba (sendo o cacau um alimento com maior diversidade de nutrientes), pois o valor energético da alfarroba é advindo somente de carboidratos. Podemos concluir então que ambos são alimentos de boa qualidade nutricional, sendo muito bem-vindos à nossa alimentação. Qual é a melhor opção? Depende dos objetivos e especifidades de cada pessoa, mas é importante dizer que o tradicional cacau continua sendo uma ótima opção!

Em relação aos derivados do cacau e da alfarroba (barrinhas, chocolates etc.), sempre observe os ingredientes e nutrientes (tabela nutricional) do produto para conseguir escolher qual é a melhor opção. Evite os que contêm açúcar, maltodrextrina e/ou gordura hidrogenada na lista dos ingredientes!

CACAU EM PÓ (20G)

ALFARROBA EM PÓ (20G)

VALOR ENERGÉTICO (KCAL)

79

76

CARBOIDRATOS (G)

10

17,8

PROTEÍNAS (G)

4,8

0

GORDURAS (G)

2,1

0

FIBRAS (G)

4,2

1,2

SÓDIO (MG)

19

0

 Confira algumas receitas deliciosas para aproveitar os benefícios desses alimentos:

trufa funcional - pessoal anelisa rezende

Foto: Instagram nutri.anelisa.rezende

1. Trufa funcional:

– 1 xícara de tâmaras secas

– 1 colher de sobremesa cheia de óleo de coco extra virgem

– 2 colheres de sobremesa rasas de cacau em pó

Bata todos os ingredientes no liquidificador até que vire um creme e enrole as trufas. Por fora você pode colocar castanhas picadas, coco ralado sem açúcar ou até o próprio cacau em pó.

mousse de alfarroba com coco - pessoal anelisa rezende

Foto: Instagram nutri.anelisa.rezende

2. Mousse de alfarroba com coco:

– 150ml de leite  de coco (ou outro de sua preferência)

– 1 banana verde quente

– 1 colher de sopa de alfarroba em pó

– 2 colheres de coco ralado sem açúcar

– 1 adoçante stevia para adoçar

Bata tudo no liquidificador até que vire um creme e leve à geladeira até que fique com consistência de mousse.

shake proteico - pessoal anelisa rezende

Foto: Instagram nutri.anelisa.rezende

Shake proteico:

– 200ml de água

– 1 scoop de Whey (para quem consome)

– 1 colher de sopa de chia

– 1 colher de sopa de alfarroba ou cacau em pó

– 1 colher de chá de canela

– 1 banana

Bata tudo no liquidificador e beba.

Bom apetite!!!

Anelisa Marques de Rezende
Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional – VP (Unicsul) – RJ
CRN 9/16641, Tel:  (32) 8896-7207
anelisa.rezende@gmail.com
* Imagem de capa: Reprodução / Petit Gastrô

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *