Café com Biscoito abre Campeonato Mineiro de Enduro de Regularidade pela primeira vez

* Priscila Oliveira

café com biscoito

Trilhas inéditas prometem acirrar a disputa entre os competidores (Foto: Hugo Keyler)

Pacata, hospitaleira e repleta de guloseimas artesanais, São Tiago – a famosa “Terra do Café com Biscoito” – é destino certo não só para turistas, mas para quem deseja encarar momentos de muita aventura, emoção e adrenalina. Isso porque, desde 2013, o município do Campo das Vertentes confirma sua expressividade no circuito off road regional, reunindo alguns dos melhores pilotos do estado no já tradicional Enduro do Café com Biscoito. Este ano, além de abrir a temporada da Copa Estrada Real pela terceira vez consecutiva, a grande novidade do evento é ser o ponto de largada da nova temporada do Campeonato Mineiro de Enduro de Regularidade.

A programação, concentrada na Praça da Matriz, começa neste sábado, 07, às 20h30, com abertura da secretaria de prova, apresentação da equipe de manobras radicais Esmeril Whelling, e shows de voz e violão com os cantores Pedro Mata e Paulo Ribeiro. Já no domingo, 08, as atividades se iniciam com nova abertura da secretaria de prova, às 8h, e largada do primeiro piloto, às 10h. Após a última largada, ocorrem shows com Black Hole Sun, Sérgio Vieira e Banda, e Banda Liberdade de Expressão.

Reconhecimento com alto nível

Segundo o organizador Ângelo Júnior, abrir esta edição do Mineiro é motivo de muita alegria. “Fico muito emocionado. A Federação viu nosso empenho em fazer bem feito e nos deu essa oportunidade logo na terceira edição do evento. Essa história surgiu com os próprios pilotos, no ano passado. Eles queriam que a etapa valesse pelo Campeonato Mineiro, e o Marcão (Eustáquio), mesmo não sendo mais presidente da Copa Estrada Real, intercedeu junto à Federação para que a abertura fosse realizada aqui em São Tiago”.

café com biscoito concentração

Mais uma vez, os competidores se reúnem na Praça da Matriz (Foto: Priscila Oliveira)

Agora, com essa conquista, não estão sendo medidos esforços para assegurar a vaga do Enduro do Café com Biscoito no principal calendário da modalidade no estado. “A festa não pode cair de nível. Por isso, estamos montando uma estrutura ainda melhor, com tendas para as pessoas se abrigarem do sol e da chuva, shows durante o final de semana, medalha para os participantes e camisa de trilha para os 100 primeiros pilotos confirmados. Dessa vez, também contamos com o apoio do Restaurante Forno na Praça, onde o pessoal pode comprar os biscoitos de nossas padarias e saborear vários tipos de café”, acrescenta.

Trilhas inéditas e segurança

Ainda de acordo com Júnior, os preparativos estão a todo vapor – tudo para que os pilotos terminem a prova ainda mais satisfeitos. “Andaremos cerca de 110km por trilhas inéditas  e pouca estrada. Passaremos por serras, pedreiras, caminho antigo dos tropeiros que cruzavam nossa cidade e povoados. Vai ter de tudo: trilha agarrada e trilha aberta de alta, cavas, morros etc. Resumindo, vamos andar em todo o tipo de terreno, contando com dois neutros para apoio – um no distrito de Mercês de Água Limpa, com abastecimento no Posto Sal da Terra, e outro, no povoado da Carapuça. Além disso, estou sempre pensando no risco de chuva e tomo muito cuidado com atoleiros, porque desatolar moto não é nenhuma diversão”.

O organizador faz um alerta aos competidores sobre os cadastros. “Passamos por problemas no site, mas agora já está tudo normalizado e as as inscrições estão a todo vapor. Já temos um número considerável de inscritos, entre eles, alguns nomes de peso, como Noé Júnior e Mario Vignate (atual campeão Mineiro). Pelo visto, também teremos mais pilotos do que no ano passado e o que tem mais me surpreendido são os participantes de cidades distantes, de város regiões de Minas, e até de outros estados”, enfatiza.

Clique AQUI para se inscrever no 3º Enduro do Café com Biscoito.

noé junior ior

Campeão desde a primeira edição, Noé Júnior está em busca de mais um título (Foto: Hugo Keyler)

Pelo tricampeonato

Natural de Formiga, no Oeste do estado, e presença confirmada nas disputas em São Tiago, o bicampeão do Café com Biscoito, Noé Júnior (Primo Motos/ ASW/ Compass/ Motopackdays), quer ser o melhor nas trilhas mais uma vez. “Não ando de moto há seis meses e esse enduro vai ser minha volta. Estou sem ritmo e treino, mas vou tentar dar meu melhor novamente”.

Para ele, manter a atenção redobrada deve ser crucial. “Ter andado em São Tiago não ajuda tanto, já que o percurso muda todo ano e vai ter muita trilha nova. Então, temos que ficar bastante atentos no trajeto. Não tenho nenhuma estratégia para vencer; o negócio é ter atenção no roteiro e caprichar para conquistar o tri”, finaliza.

Premiação por categoria

O 3º Enduro do Café com Biscoito divide os pilotos nas categorias Master, Senior, Over 40, Over 45, Over 50, Junior, Novato e Regional.  As categorias Master, Senior, Over 40 e Regional premiam os cinco primeiros colocados com troféus, enquanto a Over 45 e Over 50 contemplam apenas os três primeiros.  Já na Junior e Novato, dez pilotos são premiados. Além dos troféus, os campeões faturam uma cesta de biscoitos.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *