Caminhada de Conscientização lembra Novembro Azul em JF

Realizada com o objetivo de alertar os homens sobre doenças masculinas e, consequentemente, a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata,  a campanha Novembro Azul segue em Juiz de Fora e também tem atração esportiva. Neste sábado, 18, os “Doutores do Amor” realizam sua Caminhada de Conscientização, com largada no Parque Halfeld, em frente à Câmara Municipal, a partir de 10h. A previsão é de que os participantes desçam o Calçadão, subindo as ruas São João ou Marechal Deodoro.

caminhada novembro azul - rep hospital do araguaia

Ações semelhantes já foram realizadas em todo o Brasil. Câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença nos homens (Foto: Hospital de Conceição do Araguaia)

A iniciativa tem acesso gratuito, não sendo necessária inscrição prévia, e convida os interessados a usarem qualquer acessório azul durante o ato, que tem o objetivo de reunir o maior público possível, chamando atenção para a necessidade de prevenção e realização do exame.

Fique atento e se cuide

Segundo o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença nos homens e, apesar de ser considerada uma ‘doença da terceira idade’, com 3/4 dos casos a partir dos 65 anos, exames de rotina anualmente com o urologista são indicados já a partir dos 40 anos.

Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Por isso, algumas ações de prevenção fazem toda a diferença, como alerta a diretora de Serviços Assistenciais do IBCC, Débora Montezello. “Manter a qualidade de vida, ter uma dieta balanceada (rica em frutas, verduras e grãos), manter o peso adequado e realizar atividades físicas regularmente são fatores que contribuem na prevenção do câncer de próstata e outras doenças mais sérias”.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *