Campeões inéditos comemoram títulos na 5ª Corrida do Gincaneiro

*Reportagem: Priscila Oliveira

Evento agrega as belas paisagens de Lima Duarte aos desafios naturais das montanhas locais (Foto: Hugo Keyler/Rumo Certo)

Como acontece desde 2015, Lima Duarte foi palco da Corrida do Gincaneiro – prova que movimenta atletas da região em percursos desafiadores de meia maratona e 10km para corredores e caminhantes, além de 21km para ciclistas. Tradicionalmente com um visual deslumbrante, o evento chegou à sua quinta edição no último domingo, 26, incluindo um percurso inédito, assim como o local de largada e chegada, próximo ao Centro de Informações e Parque de Exposições do município. Veja todas as FOTOS do evento!

Homenagem

Na meia maratona cross country e com o tempo de 1h25min, Victor Valentim (Luiz Bastos Performance), de Valença (RJ), puxou a classificação e foi premiado ao lado de Edson Cristian dos Santos e Samuel Diniz. “Meus amigos já tinham participado em anos anteriores e resolvi vir para ver como era. Achei a prova maneira, muita boa e o percurso excelente, bem técnico, com estrada de chão, plano e trilha. Bem bolada a corrida. Eu estava bem treinado e pude fazer uma boa prova.  Com certeza vou voltar nas próximas edições”, comemorou o campeão.

No feminino, a liderança foi de Ivaniz Ribeiro (Chacarense), de Chácara, que cruzou a linha de chegada em 2h02min e dividiu o pódio com Eronilda Nascimento e Angelina Ramos. “Primeira vez que corri aqui. Desde o ano passado que eu estava querendo participar, mas tive uns problemas e não deu para vir. Mas, esse ano, vim mais por causa da família da minha mãe e do meu pai, que são daqui. Meu pai já faleceu, mas a vitória acabou sendo uma homenagem para ele”, destacou Ivaniz. E completou: “Já ouvi falar que o Gincaneiro tem muito morro, mas eu não sabia que era tanto. Achei que era para os lados de Ibitipoca, que eu já conhecia, mas não. Tinha um trecho bem íngreme e tive que caminhar, mas foi bem gostoso. Essa primeira vez foi muito boa, valeu a pena e pretendo fazer sempre, mas me preparando melhor, para completar em menos tempo”.

Victor Valentim e Ivaniz Ribeiro lideraram a meia maratona, enquanto Marcelo Cunha e Marta Almeida venceram nas bikes (Fotos: Hugo Keyler/Rumo Certo)

Leoa das montanhas

Nas bikes e aos 53min11s, o primeiro colocado foi o juiz-forano Marcelo Cunha (Energy Bike), que deixou Aurélio Oliveira e Diogo Carvalho no segundo e terceiro lugares. “Vim para treinar e por incentivo do pessoal que já conhecia a prova. Achei boa, tranquila. Não foi fácil ganhar, porque aqui larga muito frio, é complicado. Mas, com certeza, quero voltar”, adiantou o primeiro colocado.

Já na categoria feminina, quem dominou o trajeto foi a barbacenense Marta Almeida (Loucos por Pedal, 01h15min), mais conhecida como ‘leoa das montanhas’. “Já fiz uma corrida daqui a Ibitipoca, mas nunca tinha feito dentro de Lima Duarte mesmo. Os Loucos me puxaram para essa prova e achei ela ótima, rápida demais e muito tranquila de fazer. No final, fiquei perdida por falta de sinalização nas pontes – essa foi a única dificuldade que eu tive, mas pretendo voltar mais vezes”, avaliou.

Como de costume, dezenas de moradores abraçaram o evento e fizeram tudo acontecer (Foto: Hugo Keyler/Rumo Certo)

Para ela, o título veio num momento especial. “O pessoal me chama assim há muito tempo, porque faço todos esses trajetos sozinha, vindo pelas trilhas de Juiz de Fora até aqui, depois para Ibitipoca e fazendo o caminho de volta. Pedalo desde 1995, fiquei parada quase dois anos por problema de saúde e estou voltando ao esporte agora, há cinco meses. A sensação de ser campeã é muito boa”. Mariângela Maria Pinheiro e Angélica Cristina Ferreira terminaram na segunda e terceira posições.

Aperfeiçoamento

De acordo com o organizador, Marcos Antônio “Tilapa”, a intenção do evento é sempre progredir, para agradar cada vez mais aos participantes. “Este ano houve um aumento de atletas melhor preparados e os tempos foram bem menores que no ano passado. O percurso era muito bonito e mais rápido, mas exigia dos atletas e eles gostaram bastamte. Tudo o que preparamos atendeu bem, principalmente nas trilhas. Para a sexta edição, vamos melhorar alguns pontos e procurar cada vez mais atingir a excelência”, finalizou.

CLIQUE AQUI para acessar a classificação completa da 5ª Corrida do Gincaneiro.

*Mais uma vez, o Rumo Certo é a mídia oficial de divulgação e cobertura fotográfica deste evento.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *