Ciclistas tiram sábado de carnaval para treinar 120km até Levy Gasparian

* Priscila Oliveira

DSC_0170

Enquanto muita gente aproveita o feriado na folia, eles pedalam (Foto: Hugo Keyler)

A folia de momo chegou, mas, para os entusiastas do ciclismo de estrada de Juiz de Fora e região, este sábado de carnaval, 14, vai ser em cima das bikes. Isso porque, pelo terceiro ano consecutivo, o Clube do Pai aproveita o feriado prolongado para colocar o Bloco na rua, reunindo atletas profissionais e amadores num treino com ares de disputa, que reúne cada vez mais adeptos. Nessa edição, o desafio é de 120km, com largada às 8h, no Parque da Lajinha, em Juiz de Fora – de onde os ciclistas seguem até o trevo de Matias Barbosa, passando por Cotegipe até o pedágio, Simão Pereira até Paraibuna e, daí, até a divisa entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, por onde chegam ao Posto Ipirangão, em Levy Gasparian, na região Centro Fluminense.

Exemplo panamericano

Segundo o organizador Giulio Caruso, o “Bloco do Pai” já faz parte do calendário dos ciclistas. “Virou tradição. Todos os feriados, por causa da ‘pilha’ que nós colocamos na internet, vem todo mundo para cá. Estão vindo ciclistas até de Três Rios e Santos Dumont nos nossos treinos de quarta. Juiz de Fora é um celeiro de grandes atletas, como o Dinartt Fagundes, que ganhou um Panamericano na Bolívia – isso é algo como o Brasil ganhar dos Estados Unidos no basquete lá nos EUA. Todo mundo quer pedalar com ele…”, revela.

DSC_0070

Dinartt Fagundes (branco) é uma das atrações do “Bloco do Pai” (Foto: Hugo Keyler)

Apesar do pedal acontecer durante a maior festa popular do país, Caruso conta que é inviável aproveitar os festejos de carnaval durante o trajeto. “No ciclismo de competição, tudo é feito para tentar tirar o peso, e não acrescentar. Quando vem pessoas de outros lugares, então, acaba virando corrida mesmo. Os treinos são tão desgastantes que, quando voltamos, queremos só casa, banho e cama”.

Folia regional

Ainda de acordo com o organizador, cerca de 60 ciclistas são esperados no desafio, o que só aumenta o incentivo para quem quiser fazer parte dessa festa do esporte. “Convidamos todos os ciclistas para mais um grande treino, onde poderemos trocar muita experiência e jogar conversa fora. Representantes de várias cidades próximas já estão confirmados, como de Santos Dumont, Valença, Três Rios, Rio das Flores e Petrópolis. Venham ‘afiar sua faca aqui’”, finaliza.

* Os treinos de quarta-feira são realizados a partir de 19h, na Via São Pedro, em Juiz de Fora. O pedal no Dia de Cinzas está mantido.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *