Ciclistas de JF fazem bonito no Tour de Sant’Ana, em Guidoval

* Priscila Oliveira; Foto de capa: arquivo pessoal/Roberta Stopa

felipe marques guidoval - pessoal

Pódio geral masculino: Felipe Marques (1º), Emerson Santos (2º) e Hudson Luidgi (3º) – Foto: arquivo pessoal / Felipe Marques

Realizada logo após o Campeonato Brasileiro de MTB XCO, em Juiz de Fora, no último dia 17, a primeira edição do Tour de Sant’Ana, em Guidoval, neste domingo, 24, voltou a movimentar os ciclistas de toda a região, nas modalidades speed e mountain bike. Entre os principais destaques da competição, que contou com 34km de percurso, ficaram os atletas juiz-foranos Felipe Marques e Emerson Santos, que fizeram dobradinha na classificação geral masculina pela Equipe UFF – o primeiro sendo campeão e o outro, vice. Já no feminino, nossa colunista de Pedal e Ciclismo, Roberta Stopa (No Limits/ Brou Bruto Team), voltou ao topo do pódio.

Vitória

Pelas redes sociais, o grande nome da disputa comemorou a vitória. “Prova que teve a sensação de uma corrida contrarrelógio: ritmo alucinante o tempo todo. Graças a Deus ocorreu tudo bem. Parabéns aos organizadores pelo belo evento e a todos que foram prestigiar”, enfatizou Marques.

De olho em Tóquio 2020

Para Stopa, referência nacional do MTB, a primeira colocação geral entre as mulheres do speed serviu para reabastecer as energias para o restante da temporada. “Usei a prova como treino. Fui convidada pelos organizadores e aceitei. Fui lá e deu tudo certo: fiz uma boa prova e terminei como campeã. Foram 34km nas estradas entre Guidoval e Ubá. Foi minha primeira vez na região. Me encaixei bem num pelotão de uns 20 homens e fui para a chegada com eles, trazendo minha vitória para casa”, ressaltou. Entre os próximos desafios da atleta e treinadora estão o Desafio Brou Bruto, em Rio Acima (MG), e o Campeonato Brasileiro de XCM, em São Fidélis (RJ).

roberta guidoval - pessoal

Pódio ‘speed’ feminino: Roberta Stopa (1º), Sandra Dias (2º), Jakeline Moura (3º) e Sandra Melo (4º) – Foto: arquivo pessoal / Roberta Stopa

Até lá, o objetivo da juiz-forana é acompanhar de perto o MTB olímpico nos Jogos Rio 2016. “Vou assistir às Olimpíadas. Achei a convocação perfeita, tanto no masculino (Henrique Avancini e Rubens Donizete) quanto no feminino (Raiza Goulão). Eles são os melhores hoje. A Raiza irá nos representar muito bem no feminino. Estou muito feliz por ela”. Apesar de não fazer parte da Seleção Brasileiro nessa edição, Roberta antecipa sua expectativa para os próximos Jogos, em Tóquio (Japão). “Não tive grana para investir e ir em busca de pontos para o Rio. É muito difícil conseguir patrocínio. Mas, em 2020 tem mais…”, completou. 

Atletas e cidades no Tour

Ainda por Juiz de Fora, Renato Campos, Dinartt Fagundes, Artur Bitarello, Sebastião Eduardo de Oliveira, Wolney Morais, Giulio Caruso, Wesley Calsavara, Marcelo Francisco da Silva, Mauro Roberto de Sá, Daniel Braga, Tadeu Classe, Marcio Lopes e Flávio Vale fizeram bonito pela cidade – alguns chegando aos pódios por categoria.

Ao todo, mais de 100 atletas participaram desse primeiro Tour de Sant’Ana. Vários municípios mineiros marcaram presença no desafio, entre elas, Pará de Minas, João Monlevade, Carambola, Rio Piracicaba, Carangola, Visconde do Rio Branco, Viçosa, Ubá, Piraúba, Cataguases, Santos Dumont, Dores do Turvo e Tocantins. As cidades fluminenses de Campos, Macaé e Rio de Janeiro também foram representadas.

Clique AQUI para conferir os resultados oficiais do 1º Tour de Sant’Ana.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *