Coco: Benefícios de formas de consumo

coco - rep pele saudável

Imagem: Reprodução / Pele Saudável

* Temos vários motivos e formas de consumi-lo!

* O coco é um fruto especial do ponto de vista nutricional.

* É rico em ácido láurico, um ácido graxo presente também no leite materno!

A partir daí já é possível imaginar os inúmeros benefícios para a saúde…

As gorduras presentes no coco são de rápida absorção, sendo um substrato muito eficiente na produção de energia e tendo a excelente vantagem de não ser armazenada em forma de gordura no organismo! Além disso, favorece a diminuição do percentual de gordura, por aumentar a oxidação de ácidos graxos e por regular o funcionamento da tireoide, órgão responsável pelo aumento ou não do metabolismo.

Como se não bastasse, possui ação anti-inflamatória, aumentando a produção de substâncias protetoras e, ao mesmo tempo, diminuindo as concentrações de substâncias pró-inflamatórias – fator que também auxilia no emagrecimento, pois a obesidade e sobrepeso são decorrentes de desequilíbrios inflamatórios. O coco ainda favorece uma regulação do sistema imunológico, sendo também um coadjuvante na prevenção e tratamento de infecções fúngicas (como, por exemplo, candidíase de repetição), bacterianas e virais.

coco ralado - rep diante do forno

Imagem: Reprodução / Diante do Forno

Podemos usufruir dos benefícios desse fruto de diversas formas:

- Lascas de coco maduro

- Coco maduro ralado (de preferência o caseiro – receita abaixo)

- Leite de coco (de preferencia o caseiro – receita abaixo)

- Água de coco

- Óleo de coco extra virgem (para cozinhar e acrescentar em receitas)

- Polpa de coco congelada

- Farinha de coco (receita abaixo)

receitas de coco - instagram anelisa rezende

Imagem: arquivo pessoal / Reproduzida do Instagram

* Receita de coco ralado caseiro, leite de coco caseiro e farinha coco:

Para fazer o coco ralado caseiro, basta bater a polpa no liquidificador. Já para fazer o leite de coco e farinha de coco, basta bater o coco maduro com um pouco de água morna e depois escorrer em um pano de prato destinado somente a esse fim! O conteúdo que sobrar no pano é a farinha de coco.

Dica: para retirar a polpa do coco maduro com mais facilidade, basta aquecê-lo na chama do fogão após retirar a água com ajuda de um saca-rolhas.

frapê de café com coco e canela - rep pingram.me

Imagem: Reprodução / Pingram.me

* Receita de frapê de café com leite de coco e canela:

Ingredientes: 1 xícara de chá de café, 1/2 xícara de leite de coco, canela a gosto, 3 tâmaras sem caroço e gelo.

Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador.

suco de coco com hortelã e abacaxi - rep natural2you

Imagem: Natural2You

* Receita de suco de coco com abacaxi e hortelã:

Ingredientes: 2 rodelas de abacaxi, 1 colher de sopa de coco ralado ou de lascas de coco maduro ou meia polpa de coco congelada, 5 folhas de hortelã, gelo e água.

Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Vá acrescentando água aos poucos até que fique a consistência de sua preferência.

Anelisa Marques de Rezende
Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional – VP (Unicsul) – RJ
CRN 9/16641, Tel:  (32) 8896-7207
anelisa.rezende@gmail.com

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