Com campeão antecipado e briga feminina pelo título, Ranking segue para a reta final prometendo muitas surpresas em 2015

* Reportagem: Priscila Oliveira ; Fotos: Hugo Keyler

eberth vencendo mercedes

Com vitória na Mercedes-Benz, Eberth Silva confirmou o favoritismo ao título da temporada

A Corrida da Mercedes-Benz, penúltima prova do 28º Ranking de Juiz de Fora, reuniu mais de três mil participantes, divididos em corridas de 10km e 5km, e uma caminhada de 5km, no último domingo, 23. Aos 32min39s, o percurso mais longo, válido pelo calendário oficial da cidade, coroou o que muita gente já esperava, e até torcia, desde que Eberth Silva (Vidativa/ Fripai/ Pop Kids/ Fullife/ Camilo dos Santos) deslanchou uma série de conquistas, a começar pela primeira, na  da Saúde Suprema, em março. De lá para cá, o atleta de Coronel Pacheco, sempre acompanhado de perto pelo pai, a namorada e a irmã mais nova, acumulou onze vitórias em doze disputas (a única que não venceu foi a Meia Maratona, em junho, onde terminou em segundo lugar), o que lhe rendeu o título antecipado de campeão da temporada. Com isso, ele chega ao topo da competição pela segunda vez, sendo que a primeira foi em 2012.

“Queria agradecer primeiramente a Deus. Consegui fazer uma boa prova, apesar do calor, do vento e do percurso, que teve um pouco de dificuldade. Sou muito grato por ter conseguido antecipar esse título. Foi um ano inteiro bem trabalhado, bem feito, com uma estrutura muito boa e, graças a Deus, pude focar o máximo e conseguir o resultado final. Esperava um ano bom, mas foi ótimo. Todos os objetivos que são feitos com planejamento são mais fáceis de alcançar. Com isso, foi só treinar e buscá-los”, revelou.

Mesmo com a nova conquista garantida, o atleta não deixou de antecipar os próximos planos. “Focar na última prova e tentar fazer uma ótima corrida também. Chácara tem o nível de dificuldade um pouco alto, porque é muita subida e descida. Além disso, agora é focar mais ainda no próximo ano. Com certeza, o maior sonho de um atleta é chegar a uma Olimpíada. Então, vamos fazer um planejamento para buscar isso”.

Gerais da Mercedes

Na Mercedes-Benz, o pódio masculino ainda foi formado por Jocemar Corrêa (Vidativa/ Duduxo/ Client, 2º, com 33min50s), Felipe Henrique dos Anjos (Viva Sport Club, 3º, 34min07s), Nilmar dos Santos (SaúdePerformance, 4º, 34min25) e Sidimar Celestino (Viva Sport Club, 5º, com 34min26). Como os resultados oficiais da prova ainda estão para ser divulgados, a classificação geral masculina, considerada até a Alphaville Run, aponta Eberth (326 pontos), Jocemar (278), Edson do Nascimento (SaúdePerformance, 166), Felipe Henrique (148) e Edevaldo da Silva (Equipe Chacarense, 138) como os cinco primeiros colocados, respectivamente.

Clique AQUI para conferir os resultados extraoficiais da Corrida da Mercedes-Benz.

disputa feminina

Decisão feminina tem Amanda Oliveira, Zirlene Santos e Andriléia do Carmo como principais protagonistas

Mulheres ponto a ponto

No pódio feminino da prova, Amanda Oliveira (Viva Sport Club/ Real Mercês) conseguiu sua segunda vitória consecutiva nessa reta final do Ranking, aos 41min56s – deixando uma das principais concorrentes pelo título, Andriléia do Carmo (Gemacom Tech/ Bio Forma), em segundo lugar novamente, com 42min50s. “Corrida muito boa, muito pesada, mas corri bem. Fiz direitinho, fiz tudo certo: comecei devagar, depois fui aumentado… Graças a Deus, consegui ganhar de novo. Vou tentar vencer em Chácara também, mas, se eu não conseguir, está bom, porque ainda estou nova e tenho muita chance na próxima (temporada)”, ponderou a mercesana sobre seu primeiro ano nas rústicas de Juiz de Fora. Até a Alphaville Run, ela e Andriléia acumulavam 230 e 214 pontos, figurando na segunda e terceira colocações, respectivamente.

Mesmo às voltas por conta de uma lesão, Zirlene Santos (SaúdePerformance) mantém o primeiro lugar, com 248 pontos, calculados também até a Alphaville Run. Domingo, ela voltou ao pódio em 5º (45min30s), o que manteve sua expectativa de chegar ao topo da competição local entre as mulheres pela primeira vez – ainda mais por conhecer a próxima disputa como poucas. “Chácara é uma prova que eu corro desde a primeira edição, em 99, 2000… Já tive uma vitória lá, é um percurso que eu gosto, que conheço e tenho a esperança de chegar entre as três, porque agora, para ser campeã do Ranking, tenho que chegar até o terceiro lugar. Se isso não acontecer, já era, foi embora todo o sacrifício”, destacou.

As atletas Viviany Anderson (Viva Sport Club, 3º, com 43min24s) e Danielle Fávero (Vidativa, 4º, com 44min48s) completaram a premiação feminina da Mercedes. Já na soma dos pontos até a Alphaville Run, Zirlene possui 248 pontos, Amanda 230 e Andriléia, 214. O quarto e quinto lugares são ocupados por Débora Santos (Clube Bom Pastor), com 185 pontos, e Mariângela Jenevain (Gemacom Tech), com 157.

Equipes campeãs e “muita corrida legal chegando”

Por equipes, os títulos de Super Amigos e Gemacom Tech também foram garantidos. Levando os pontos da Alphaville Run em consideração, a masculina chegou ao topo pela 15ª vez com 3.115 pontos – seguida de Vidativa (2º, 2.865) e SaúdePerformance (3º, 2.626). Por outro lado, a feminina garantiu sua décima conquista com 3.409, deixando SaúdePerformance em segundo, com 2.783, e Bom Pastor I em terceiro, com 2.232.

DSC_0002-3

Depois de doze provas disputadas, calendário local de rústicas segue para sua etapa de encerramento (Foto: Louise Torga)

Segundo o chefe do Departamento de Iniciação, Formação e Regimento da Secretaria de Esporte e Lazer, Flávio Villela, a avaliação do 28º Ranking de Juiz de Fora, até aqui, é satisfatória. “No final, acho que vamos ter um saldo bastante proveitoso. O Ranking cresceu muito e ficamos satisfeitos, pois, desde que assumimos esse trabalho, procuramos fazê-lo de forma diferente, profissionalizá-lo um pouco mais. Trouxemos uma dinâmica interessante, estamos colhendo os frutos e temos que continuar pensando em tudo com muito carinho, porque, daqui para frente, a tendência é só crescer”.

Nesse sentido, ele antecipa algumas expectativas. “Tem muita corrida chegando, muita coisa legal vindo e precisamos conciliar nossas datas com todos os eventos. Estão vindo provas de fora, tem muita gente com a noção do que é o Ranking de Juiz de Fora – e isso é importante, porque a cidade também começa a ser vista em termos de corrida, dentro e fora do país”, finaliza.

Chácara

A 15ª Corrida do Asfalto de Chácara está marcada para o próximo dia 07, às 8h, com 11km de percurso, largada no bairro Filgueiras e chegada no centro do município vizinho. Os interessados em participar devem se apressar, pois as inscrições terminam neste sábado, 29. Os cadastros devem ser feitos na Terrabike (Rua Roberto de Barros, 200, Centro).

2 Comments
  1. Novembro 27, 2014 | Responder
    • rumocerto
      Novembro 28, 2014 | Responder

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *