Como minimizar o envelhecimento causado pelos radicais livres?

alimentos antioxidantes - rep chique de bonito

Alimentos ricos em antioxidantes (Imagem: Reprodução / Chique de Bonito)

O exercício físico AGUDO promove o aumento da produção de radicais livres, que pode estar relacionado ao envelhecimento. Para minimizar tal dano, além da prática regular de exercício físico, alguns alimentos tem papel fundamental nesse processo – são aqueles ricos em compostos antioxidantes.

Os antioxidantes são um conjunto de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais que minimizam o efeito danoso dos radicais livres. Alguns exemplos são: vitamina C, Zinco, Selênio, Betacaroteno, polifenóis, antocianinas, vitamina E etc.

Os alimentos ricos em tais substâncias são essenciais para a saúde, principalmente para os praticantes de atividade física. Mas, alguns desses alimentos possuem contraindicações. Por isso, procure um nutricionista para avaliar sua individualidade.

Confira alguns exemplos:

- Frutas cítricas (principalmente o limão);

- Alimentos avermelhados e arroxeados (morango, cereja, açaí, mirtilo, beterraba, uva, berinjela com casca, batata doce com casca);

- Alguns chás, como chá verde, hibisco e alecrim;

- Cacau em pó puro e açafrão da terra também possuem substâncias de alto poder antioxidante, podendo fazer parte de uma alimentação equilibrada (confira o artigo anterior sobre cacau e alfarroba, e saiba como introduzir esse alimento de forma saudável);

- Castanhas e sementes: castanha do Pará, nozes, amêndoas, avelã, semente de girassol, semente de abóbora etc.

Algumas opções para introduzir tais alimentos em sua rotina são:

shake roxo antioxidante - pessoal

Shake roxo antioxidante (Imagem: arquivo pessoal / Anelisa Rezende)

* Shake roxo antioxidante: Meio copo de suco de uva integral + meia polpa de açaí sem açúcar + 10 morangos congelados + 2 colheres de sopa de beterraba sem casca cortada + 1 colher de chá de semente de chia + 200ml de água. Rende 2 porções.

* Chá verde com limão: Ferva 1 xícara de água e desligue. Acrescente 1 colher de sobremesa de chá verde e meio limão lavado à água fervida. Deixe por 4 minutos e coe. Pode ser bebido quente ou frio. Para adoçar, utilize stevia ou açúcar de coco, se necessário.

* Suchá de hibisco com abacaxi: Ferva 1 xícara de água e desligue. Acrescente 1 colher de sobremesa de chá de hibisco à água fervida. Deixe por 4 minutos e coe. Bata o chá já coado com meia rodela de abacaxi e sirva.

* Semente de girassol temperada: Torre a semente de girassol sem casca por 10 minutos no forno. Retire e tempere com açafrão da terra, sal rosa do Himalaia e pimenta do reino moída. Você pode misturar essa semente com outras castanhas para fazer um mix antioxidante.

Anelisa Marques de Rezende
Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional – VP (Unicsul) – RJ
CRN 9/16641, Tel:  (32) 8896-7207
anelisa.rezende@gmail.com
* Imagem de capa: Reprodução / Neuro Body

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