Como traçar metas para 2015

metas para 2015 - rep papo de esteira

Imagem: Reprodução / Papo de Esteira

Não há momento melhor do que o começo do ano para repensar e definir objetivos reais e relevantes para os treinos, e as provas dos próximos meses… E, se você é um corredor iniciante, deve tomar essa prática como regra para se dar bem na corrida de rua.

Usualmente, os corredores escolhem metas relacionadas ao aumento de distâncias, como, por exemplo, passar dos 5km de 2014 para os 10km em 2015 ou, para aqueles que já passaram por diferentes distâncias, tentar reduzir o tempo em algumas delas, como completar os 10km abaixo de 45 minutos.

Se você está começando agora, inicie de forma gradual e se adapte às exigências físicas da corrida. Seu corpo demora cerca de três meses para estar totalmente adaptado às passadas. Mas, se você já é corredor, tenha como base para as novas metas suas experiências passadas – elas são fundamentais  para o planejamento a curto, médio e longo prazos. É através delas que você pode incrementar ou reduzir volume ou intensidade de treinos, aumentar os treinos de musculação, ajustar a alimentação e o sono, distribuir e escolher melhor as provas ao longo do ano e reforçar a técnica de corrida.

metas para 2015 - rep bolg running - centauro

Imagem: Reprodução Blog Running / Centauro

Caso 2014 tenha sido produtivo e bem sucedido por você ter conseguido começar a correr, alcançar suas metas ou fazer treinos regulares com disciplina, procure repetir a dose e se manter focado para que 2015 seja ainda melhor. Mas, se você não tiver conseguido evoluir, seu planejamento precisa ser refeito, as metas repensadas e ajustadas à sua realidade, e, acima de tudo, você deve aumentar seu comprometimento com a corrida. Não é porque você corre distâncias menores que a disciplina e o foco não devem fazer parte do seu dia a dia. Tenha bem claro em sua mente a relevância dos treinos e das provas, para que você consiga evoluir durante o ano.

Tire algumas horas deste começo de ano para fazer uma boa reflexão sobre o que quer alcançar em 2015 e recuperar as energias físicas e mentais, essenciais para qualquer atleta. Feito isso, com certeza, seu ano será muito melhor e com ótimas corridas.

O ano começou, e não há desculpas… Bora praticar saúde!

Prof. Pedro Paulo Duarte Souza
Especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG
CREF 008002-G/MG, Tel:  (32) 9982-9309
personal.pedro.paulo@gmail.com
Foto de capa: Daniel Marenco (Agência RBS) / Reprodução Blog Andreia Napoleão

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *