Congresso internacional de Educação Física traz especialistas mundiais a JF

* Informações da Assessoria; Foto de capa: Reprodução / blog Satisfeita Yolanda

dança - rep expresso do oriente

Esporte inclusivo está entre os temas abordados por estudantes, pesquisadores e docentes (Imagem: Reprodução / Expresso do Oriente)

De amanhã até sexta-feira, 16 a 18, o Núcleo de Pesquisas de Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (NGIME/UFJF) promove o II Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Ciências do Esporte, Educação Física e Dança (Alcided), voltado para estudantes, pesquisadores e docentes do Brasil e de países da América Latina. O evento, que conta com apoio do Ministério do Esporte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional Científico e Tecnológico (CNPq), acontece no Independência Trade Hotel. As inscrições na categoria “Ouvinte” podem ser feitas no local, até esta quarta-feira.

De acordo com a coordenadora do NGIME/UFJF, Eliana Lucia Ferreira, a expectativa pela realização do Congresso demonstra o nível de amadurecimento da própria Universidade ao trazer as mais atualizadas pesquisas sobre a área esportiva para debate em Juiz de Fora. “Nossa participação é de extrema relevância, no momento em que estaremos em relação direta com pesquisas que estão sendo realizadas em toda a América Latina e no mundo, o que é muito importante para nós, que estamos em busca da internacionalização de nossa atuação”, avalia.

Convidados e atividades especiais

Com o tema “Ciências do Esporte, Educação Física e Dança na América Latina”, a programação científica do Congresso, composta por quatro palestras plenárias e cinco mesas-redondas, inclui a participação de renomados professores nacionais e internacionais, com destaque em suas áreas de atuação.

ceballos - rep revista equidad

O professor mexicano Oswaldo Ceballos é um dos conferencistas do evento (Foto: Reprodução / Revista Equidad)

A conferência de abertura é proferida pelo presidente da Asociación Latinoamericana de Ciencias del  Deporte, Educación Física y Danza (Alcided), professor Dr. Oswaldo Ceballos, do México, apresentando um panorama da Educação Física na América Latina. A coordenadora do NGIME/UFJF, professora Dra. Eliana Lucia Ferreira, fala do cenário da acessibilidade educacional no país; o jornalista dinamarquês Jens Sejer Andersen reflete sobre a Gestão do desporto mundial; e o vice-presidente da Internacional Society for Comparative Physical Education and Sports (ICSSPE), professor Dr. Walter Ho, da China, discute sobre a qualidade da Educação Física e os caminhos para o futuro. Já a conferência de encerramento é proferida pela vice-presidente da Associação, a professora brasileira Dra. Antônia Dalla Pria Bankoff, com o tema “Atividade Física e Saúde na América Latina”.

Além das mesas-redondas e palestras, com tradução simultânea nas atividades com especialistas internacionais, a iniciativa ainda conta com apresentação de trabalhos de temáticas variadas, como esporte de alto rendimento, gestão do esporte, Educação Física inclusiva, esporte inclusivo, atividade física e saúde, dança escolar e esportiva; workshops gratuitos para congressistas, no dia 17, a partir de 15h; programação cultural, com mostra de artesanato, culinária e cultura local; e, encerrando o evento, distribuição gratuita de livros sobre a inserção feminina na Educação Física em cada um dos cinco continentes.

Clique AQUI para conferir a programação completa.

NGIME

Criado em 2008, com o objetivo de estudar e difundir a Educação Física inclusiva para pessoas com deficiência, o núcleo de pesquisa da UFJF atua na gestão de cursos de pós-graduação a distância, voltados para a promoção da atividade física como ferramenta de inclusão social. Mais informações pelo (32) 2102-3283.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *