COPA ESTRADA REAL: Preparativos para o 7º Enduro do Queijo continuam a todo vapor

101km de trilhas, com largada em Antônio Carlos, já foram levantadas. Ajustes finais acontecem nos próximos dias  
Percurso dos pilotos tem tudo para ser argiloso e escorregadio
nesta fase da Copa (Foto: Hugo Keyler / Rumo Certo)
A largada para a sétima e oitava etapas da Copa Estrada Real de Enduro de Regularidade 2014 está marcada para o dia 18, às 10h, na Praça da Estação de Antônio Carlos, no Campo das Vertentes, mas os preparativos do 7º Enduro do Queijo continuam a todo vapor – tudo para fazer com que pilotos mineiros, e inclusive do Rio de Janeiro, se aventurem ao extremo em mais uma prova do campeonato. O levantamento e desenho estão prontos, prevendo 101km de muitas trilhas e desafios, enquanto os ajustes finais de roteiro e velocidade acontecem nos próximos dias. Para apimentar a competição entre os participantes, a organização promete prêmios especiais, incluindo um kit com queijos e cachaça locais para quem zerar o maior número de PCs (pontos de controle) possível.
Prova prazerosa e emocionante
Responsável pela prova, antoniocarlense de nascença e acumulando o titulo de diretor de marketing e propaganda do Trail Clube Rompe Barro, organizador da Copa, também de Antônio Carlos, Marcos Eustáquio (Marcão) traz as primeiras informações sobre a edição deste ano, antecipando as dificuldades que os competidores devem encontrar no caminho. “A prova percorrerá a região da Serra do Criminoso. As trilhas são uma mescla de abertas e rápidas, com travadas e técnicas, principalmente. Não somos uma região de muitas pedras, nosso piso é mais argiloso e escorregadio, o que, com as altas umidades desta época de maio para frente, tornam a condução mais prazerosa e emocionante”.Ele destaca que outro desafio para os trilheiros está na exigência de navegação. “O enduro de regularidade se diferencia das demais provas motociclísticas pela necessidade de se interpretar corretamente a planilha. Nesse aspecto, buscamos extrair o máximo dos pilotos. Quem se desconcentrar poderá ter surpresas no resultado final”.

Marcos Eustáquio durante o levantamento da prova, que passa por uma das
cachoeiras mais bonitas da região (Foto: arquivo pessoal / Marcos Eustáquio)
Prêmio Precisão, queijo e cachaça
Marcão garante que outra marca registrada do Enduro do Queijo é o Prêmio Precisão, destinado ao piloto com maior habilidade durante a prova. “Como o competidor de regularidade visa estar o mais preciso possível em relação à performance, onde cada segundo atrasado ou adiantado significa a perda de pontos, andar com tempo zerado significa estar o mais próximo da perfeição. Assim, o piloto que acumular o maior número de PCs zerados leva um kit com queijos e cachaça nobres da nossa cidade”.
Para completar a festa, além dos troféus, confeccionados sobre a embalagem de um dos melhores queijos do reino produzidos no município, todos os pilotos que subirem ao pódio levam para casa uma amostra do produto.
Região privilegiada e a Copa
Segundo o organizador, além de outras características especiais, Antônio Carlos é uma cidade pequena e acolhedora, que possui cerca de 12 mil habitantes e faz divisa com Barbacena, Santos Dumont, Bias Fortes e Ibertioga. É privilegiada por estar próxima a Ibitipoca, oferecendo altitude, relevo e clima diferenciados, com temperaturas que podem chegar a apenas 5 graus nesta época do ano. É carinhosamente conhecida como “Coração da Estrada Real”, por ter influenciado no crescimento da região durante o período imperial; foi frequentada por figuras ilustres da história mineira e nacional, como Tiradentes; e possui uma Maria Fumaça como principal atração da Praça da Estação, onde acontece a largada do 7º Enduro do Queijo.A nova temporada da Copa Estrada Real de Enduro de Regularidade prevê a realização de duas etapas a cada prova, considerando o percurso entre a largada e o neutro principal, e de volta até o local de chegada. As cidades de Resende Costa (Enduro das Lajes), Santa Bárbara do Tugúrio (Enduro da Banana), Juiz de Fora (Ibitipoca Off Road), Ubá (Enduro da Manga) e Tiradentes (Inconfidentes Off Road) completam a programação do campeonato, sendo que São Tiago, Belmiro Braga e Santos Dumont foram as primeiras rotas dos pilotos este ano.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *