Corredor de Piau organiza prova para angariar fundos e participar de mundiais nos EUA

* Priscila Oliveira; Foto de capa: Divulgação

antonio ilhabela - div

Vitória em Ilhabela, no litoral paulista, garantiu vaga de Antônio Gonçalves para Mundial do XTerra Tail Run, no Havaí (Foto: Divulgação)

Não é de hoje que Antônio Gonçalves (Apuã Vertical/ Quadrante Imóveis/ Ipê Mall), de 27 anos, é destaque nas corridas. Morador de um sítio no município de Piau, foram os treinos no campo que trouxeram velocidade e resistência para que se saísse bem não só nas provas de asfalto, mas principalmente nos desafios que envolvem montanhas e trilhas. Com resultados inesquecíveis em disputas no Ranking de Juiz de Fora, pelas comunidades cariocas e em algumas das grandes provas do calendário nacional, o atleta vem traçando um caminho que promete muito mais – a começar pela atual temporada, em que lidera, invicto e com folga, o circuito XTerra Brazil Tour, considerado o maior festival de esportes off-road do mundo.

Com lugar mais alto do pódio nas etapas de Ibitipoca, Vale do Aço (Ipatinga) e Bahia (Barra Grande), foi no trajeto de Ilhabela (SP), em maio, que ele garantiu vaga para seu principal objetivo nos últimos tempos: a vaga no Campeonato Mundial do XTerra pela categoria Half Trail Run, que será disputado em dezembro, no Havaí (EUA). Não bastasse o feito, ainda encarou a etapa carioca da corrida de obstáculos Spartan Race, em junho, e carimbou passaporte para o Mundial do evento, também em solo americano,  no mês de setembro.

Pensando nos custos com as duas competições internacionais, o corredor resolveu proporcionar aquilo que mais gosta aos entusiastas da modalidade: bons desafios. “O Trail Run Piau será um evento com distâncias de 19km trail run e 7km de asfalto, no Lazer do China, um local com uma estrutura confortável para atletas e familiares. Teremos premiação para os cinco primeiros do percurso longo (5 em 5 anos) e para os três primeiros da prova curta (10 em 10 anos), além de medalha finisher para todos os participantes. A inscrição custa R$25, com chip e número de peito. Convido a todos que quiserem participar, porque é um evento para levantar fundos para esses dois mundiais. Faremos o melhor possível para os corredores”, enfatizou Gonçalves.

antonio xterra ouro preto - div

Após recente quebra de recorde em Ouro Preto, atleta quer antecipar título do circuito na etapa de Mangaratiba (Foto: Divulgação)

Preparativos e vitória histórica

Mesmo na contagem regressiva para encarar seus primeiros desafios fora do Brasil, Antônio foca em questões burocráticas para manter o ritmo de treinos com tranquilidade. “Tirei toda a documentação novamente e agora estou acabando de viabilizar o passaporte. Só estou esperando liberação do governo para acabar de me organizar e, se Deus quiser, chegar bem forte e vencer o Mundial do XTerra, que é minha principal meta no ano. A princípio, vou ‘tirar o pé’ desses treinos para focar na Spartan. A partir de outubro, intensifico para o XTerra de novo”.

A conquista mais recente do corredor piauense foi no último final de semana, na prova de 26km do XTerra Ouro Preto. “Foi uma corrida top, numa cidade fantástica, com um percurso sem igual e bastante duro ao mesmo tempo. Muitas subidas, muitas trilhas, muitas pedras no meio das trilhas… A largada foi às 13h30. Fui despontando rapidamente e abrindo o máximo de vantagem possível. Apesar de ter quebrado no Km 21 para o Km 22, ainda tinha grande vantagem. Do Km 23 para o Km 24, onde era uma descida intensa, voltando para a cidade, tive quase um ‘teto preto’ porque o corpo já não tinha mais alimento. Então parei, me hidratei, joguei uma água na cabeça e continuei. Cheguei com 02h18min – quinze minutos na frente do segundo colocado”, pontuou.

Além da vitória na cidade histórica, ele quebrou o recorde da prova e disparou na liderança da temporada, somando 425 pontos, enquanto o vice-líder do calendário acumula 151. “Agora é focar na etapa de Mangaratiba (RJ), dia 12 de agosto. Vou tentar ganhar para conquistar o ranking do XTerra de uma vez e voltar o foco para os mundiais”.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o Trail Run Piau.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *