Corredora de JF se prepara para Uphill Marathon, em SC, com treino especial de aniversário

*Reportagem: Priscila Oliveira

O início de um novo ciclo de vida, marcado pelos 41 anos completados nesta quarta-feira, 07, prometem momentos para lá de especiais para a corredora juiz-forana Lilian René. Com quatro maratonas no currículo, tendo realizado duas somente este ano, a atleta faz contagem regressiva para uma das provas mais exclusivas do calendário nacional: a Uphill Marathon, que acontece no dia 30 de agosto, na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina.

Lilian René faz longões finais para subida de 42km pela Serra do Rio do Rastro, cartão-postal catarinense (Foto: Hugo Keyler/arq. Rumo Certo)

“A prova tem uma pré-inscrição. Se for selecionado, aí sim, o atleta está dentro e pode fazer a inscrição. São 42km de subida e minha expectativa é totalmente alta, porque todos os meus treinos ultimamente são voltados para essa corrida, e é tudo muito diferente do que já fiz. Chega a dar um frio na espinha só de pensar! Vai ser épico”, enfatiza.

Após concluir a Maratona de São Paulo, em abril, e o Desafio Cidade Maravilhosa (42km + 21km, no Rio de Janeiro), em junho, a intenção é agregar os preparativos para a prova catarinense ao recente aniversário num treino especial, no final de semana. “A ideia surgiu em comemorar a vida. Corredor só pensa em correr, então, é unir o útil ao agradável: tênis, asfalto, corrida, conversa boa e amizade. Gostaria de fazer em quilômetros a minha quantidade de primaveras, mas não posso, devido à essa maratona, no final do mês. Por isso, vou fazer três voltas na Via São Pedro, totalizando 21km”.

Adepta das corridas desde 2013, juiz-forana superou depressão, acumula 114 provas e acaba de completar 41 anos (Foto: Hugo Keyler/arq. Rumo Certo)

O pontapé inicial para a relação de René com a modalidade foi dado em 2013, num período muito conturbado de sua vida. “Eu estava meio depressiva com o falecimento da minha mãe e comecei a correr. Foi minha cunhada, Adria René, quem me apresentou à corrida e lá se vão seis anos. Desde então, já fiz mais de 100 provas – 114, para ser mais específica. A mais recente foi em Rio Novo, dia 28 de julho”, calcula orgulhosa.

Convocados para o momento de celebração, os amigos já estão avisados: “Só precisa levar energia boa e alegria. Os convidados podem fazer a quantidade que se sentirem à vontade. Quem não puder correr, pode caminhar. E vai ter ‘parabéns’… O objetivo é comemorar mais uma oportunidade de fazer uma página nova no livro da vida”.

Serra desafiadora

A Serra do Rio do Rastro está localizada a mais de 1.400 metros de altitude, no município de Lauro Müller, na região sul catarinense. Um dos cartões-postais do estado, ela é cortada pela rodovia SC-390 e marcada, entre outras coisas, por muitas matas e cachoeiras. É em meio ao visual deslumbrante do ponto turístico, bem como às suas subidas íngremes e curvas fechadas, que os atletas vão se enveredar morro acima até a chegada, em Bom Jardim da Serra. O tempo limite da maratona é de seis horas.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *