Corredores de JF e Barbacena se rendem à folia do carnaval

* Priscila Oliveira ; Foto de capa: Hugo Keyler

Oficialmente o carnaval só começa na semana que vem, mas Juiz de Fora já respira os ares da folia de momo. Na cidade, já há alguns anos, a festa acontece antecipadamente e, dentro da programação oficial, os corredores de rua também tem vez. Pelo quarto ano consecutivo, o Carna Run agita os entusiastas do esporte (inclusive ciclistas) num percurso super descontraído, de aproximadamente 5km, entre a UFJF e a Praça Armando Toschi, no bairro Jardim Glória. A concentração acontece às 9h deste domingo, 19, no estacionamento da Faculdade de Direito.

loucos no carna run

Tina Costa, segunda à esquerda, e as ‘líderes de torcida’ do Carna Run 2016 (Foto: Hugo Keyler)

Líder da equipe Loucos por Corrida, a atleta Tina Costa conta as horas para reunir sua galera nessa confraternização, regada às tradicionais marchinhas, fantasias e muita alegria. “Antes de começar a correr, vi esse bloco passando na rua e achei muito legal. Pensei: ‘Um dia vou correr junto com eles’ – e aconteceu. Já participo há três anos do Carna Run e acho perfeito porque une samba, corrida e nossos colegas corredores, que são todos conhecidos. É um dia sem competição! A gente não precisa se preocupar em ‘passar na frente’ de ninguém, em pontuar, nem se a pessoa é da mesma equipe ou não. É uma festa perfeita, sem falar que, no final, todo mundo fica feliz ‘tomando uma’ (cerveja)”, destacou.

carnalango rei e rainha - div

‘Rei’ Luiz Gonzaga e ‘Rainha-manicure’ Fabíola Rodrigues no Carnalango do ano passado (Foto: Divulgação/Calango Runners)

FesMajestade Calanga

Já em Barbacena, as atividades carnavalescas entre os amantes da corrida estão marcadas para a próxima quinta-feira, 23, com a também quarta edição do Carnalango, promovido pela equipe Calango Runners. Cerca de 70 pessoas são aguardadas na atração, que se concentra a partir das 20h, no Posto Pelicano (Avenida Sanitária), e segue cerca de 2km até o Bar JJ (Rua Tomaz Gonzaga), onde vão ser coroados os tradicionais ‘Rei e Rainha’ do bloco. Aclamada em 2016, a atleta Fabíola Rodrigues relembra sua ‘evolução’ na folia. “Na primeira edição, em 2014, não participei do concurso da fantasia mais original, pois fiz parte da organização. Mas, teve uma curiosidade: como eu estava grávida, esse tema se tornou uma brincadeira entre a Calangada. Já em 2015 não pude participar, pois minha filha estava muito pequena. Retornei no ano passado decidida a ganhar o concurso de Rainha do Carnalango”.

Mais uma vez, não faltou inspiração junto aos colegas de equipe e ela nem pensa em ‘passar o bastão’ para uma nova ‘rainha’. “Me fantasiei de manicure, pois estava bombando aquela história da ‘Fabíola que disse ao marido que foi à manicure’. O Carnalango é um evento muito marcante do grupo, porque nos permite uma maior integração de todas as turmas e das famílias. Já estou me preparando para o bicampeonato”, adiantou confiante.

CLIQUE AQUI para conferir a galeria completa de fotos do Carna Run 2016.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *