Corredores de rua da região também são destaque em provas de pista pelo Brasil

* Priscila Oliveira

robison na pista jemg 2013 melhor - divulgação jemg

Robison Gomes (126) em prova do JEMG 2013 (Foto: Divulgação / JEMG)

Com várias conquistas por aí afora, atletas de toda a região são destaque não só em corridas de rua, mas nas provas de pista também. Independente da idade e do desafio, eles dão show na arte de correr e esbanjam técnica por onde passam, literalmente. Enquanto o líder do 28º Ranking de Juiz de Fora, Eberth Silva (Vidativa/ Fripai/ PopKids/ Fullife), 23 anos, de Coronel Pacheco, e um dos jovens promissores do esporte, Robison Gomes (CRIA SESI UFJF), 17, juizforano, seguem em busca de bons resultados no Campeonato Mineiro de Atletismo neste final de semana, a revelação feminina do calendário local, Amanda Oliveira (Real Mercês), 17, de Mercês, comemora a boa atuação nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), e Fátima Archetti (Gemacon Tech/ Fullife/ Pro Sport), 57, de Cataguases, se inspira em prêmios na categoria Master para disputar o lugar mais alto do pódio do Campeonato Sul Americano, em Medellín, na Colômbia, em novembro.

SAM_0750

Eberth Silva (Foto: Priscila Oliveira)

Acostumado a pódios

Dono de seis vitórias em sete corridas realizadas em Juiz de Fora este ano – sendo 1º colocado na 67ª Corrida da Fogueira, que não integrou o Ranking local, e vice na Meia Maratona, única oficial onde ele não foi campeão na temporada até então, Eberth Silva sabe exatamente o que precisa fazer para garantir novos recordes pessoais e repetir os bons resultados pessoais desde que começou a disputar provas de pista, em 2008.

“Essas provas são muito diferentes e tenho um pouco de dificuldade para correr, mas estou bem focado, vindo muito bem nos treinamentos. Graças a Deus, estou conseguindo pódio nos brasileiros também. Costumo ficar em 1º, 3º, depende. As competições estão cada vez mais difíceis, por isso, tenho que continuar os treinos para evoluir sempre. Vou disputar os 5000m rasos e 10000m rasos em Belo Horizonte, tentando índice para o Brasileiro, nos dias 06 e 07 de setembro. Como este é meu último ano Sub-23, vou tentar fazer meu melhor, porque ano que vem eu já passo para o adulto”, revela.

robison na pista - divulgação cria ufjf

Robison Gomes (Foto: Divulgação / CRIA SESI UFJF)

Ranking Brasileiro Menor

Aluno do Centro de Referência e Iniciação ao Atletismo da UFJF (CRIA SESI UFJF), Robison Gomes tem sido presença constante nas corridas de rua da cidade, mas não abre mão de seu amor pelo atletismo.

“Treinava pista porque sou considerado um atleta de provas mais velozes, e comecei a fazer corridas de ruas, mas não como referência. Os treinos são parecidos. Geralmente, as provas de pista proporcionam mais velocidade, tem a mesma passada e acontece sempre no mesmo lugar, já as de asfalto também pedem velocidade, só que não tanta, porque o percusso tem subida, decida e várias paisagens”, explica.

Somente este ano, as principais conquistas do atleta foram o 2º lugar no Brasileiro Menor, em maio, quando bateu o recorde mineiro da década de 70 nos 1500m meio fundo, 5º geral na corrida Speed Of Sound, além do 1º nos 800m do JEMG, há uma semana. Agora, ele está a postos para se destacar novamente nos 1500m e 800m do Mineiro Menor e Sub-23, ambos na capital do estado. “Minha intenção é fazer tempo para melhorar no Ranking Brasileiro de Atletismo Menor, pois estou em 4º e quero subir”.

SAM_0822

Amanda Oliveira (Foto: Priscila Oliveira)

Direto do JEMG

Quem também se saiu muito bem na competição estadual entre escolas foi a mercesana Amanda Oliveira, 3ª colocada nos 3000m. Com futuro esportivo promissor, ela possui pódios não só na principal disputa de rua de Juiz de Fora, mas em várias provas da região. Mesmo assim, se diz surpresa com os resultados alcançados nos Jogos Escolares.

“As mulheres eram todas muito fortes e altas, pensei que nem fosse ficar entre as três. Foi bom. Queria disputar os 800m também, mas não consegui me inscrever em duas longas e acabei fazendo a de 200m. Nessa eu não me classifiquei, mas também não fiquei entre as últimas colocadas – dei o meu máximo, porque não estou acostumada a fazer prova curta. Ano passado eu fiquei em 2º nos 800m e 3º nos 3000m”, lembra.

Rumo à Colômbia

Federada ao Brasileiro pela Associação Master de Atletismo do Vale do Aço (Amava), de Ipatinga (MG), a cataguasense Fátima Archetti está prestes a comemorar 30 anos de corrida com um saldo mais do que positivo na categoria, que reúne atletas de 55 a 57 anos. Entre suas conquistas mais recentes estão a vitória nos 800m, 1500m, revezamento 4x100m e 5000m do XX Torneio da Amizade de Atletismo Master, em Ribeirão Preto (SP).

fatima archetti na pista - pessoal

Fátima Archetti em Ribeirão Preto – SP (Foto: arquivo pessoal)

“Também consegui medalha de ouro nas três competições que fiz no II Torneio Ipatinga de Atletismo Master, dia 26 de julho: um ‘cross’ de 8km, 800m e 1500m. Cheguei a Muriaé meia-noite e ainda competi no outro dia, ficando em 3º geral feminino. Uma semana depois, corri em São Domingos do Aventureiro, terminando em 2º lugar entre o pessoal de Friburgo e Carmo, que é bem forte. Agradeço muito à Acorca (Associação de Corredores de Cataguases), Gemacon Tech, Amava, Fullife, à nutricionista Milena Tavares, Pro Sport e aos vereadores da minha cidade, por me darem o suporte que preciso”.

Os preparativos para o Sul Americano de Atletismo Master na Colômbia já começaram. “Graças a Deus, consegui o índice e fiz até minha inscrição. Já estou fazendo um treinamento muito específico de pista, porque vou fazer 3km, 5km e 10000m. Preciso chegar para a cerimônia de abertura em Medellín três dias antes da competição e isso vai ajudar a me adaptar à altitude. Agora, estou correndo atrás de patrocínio para continuar e realizar esse sonho de completar 30 anos de atletismo”, finaliza.

O torneio na Colômbia ocorre entre 1º e 9 de novembro, na capital Medellín e na cidade de Guarne, já a comemoração pelas “bodas de pérola” de Fátima Archetti com o esporte acontece uma semana depois, no dia 15.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *