Correr faz bem para o cérebro

corrida x cérebro - rep método supera

Imagem: Reprodução / Método Supera

Estudo inédito mostra que correr é bom não apenas para a saúde do corpo como também para a saúde cerebral. Além de todos os benefícios já comprovados, como redução da gordura corporal e melhora da capacidade cardiovascular e pulmonar, entre outros, a corrida é capaz, ainda, de aumentar o número de neurônios.

A pesquisa foi feita na Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, por meio da qual cientistas compararam o impacto neurológico em ratos causados por diferentes atividades físicas: corrida, levantamento de peso e treinamento de alta intensidade.

De acordo com os resultados, houve uma multiplicação das células do cérebro nos ratinhos que fizeram treino anaeróbico, enquanto que nos demais não foi observada nenhuma mudança significativa. Foi constatado, ainda, que quanto maior a distância percorrida pelos ratinhos corredores, maior foi o número de neurônios novos que surgiram.

corrida x cérebro - rep rfc performance

Imagem: Reprodução / RFC Performance

Segundo os pesquisadores, o fato das células não terem se reproduzido nos outros dois grupos de ratos pode estar relacionado ao estresse gerado pelos exercícios que eles foram submetidos. Contudo, a autora do estudo, Miriam Nokia, acredita que as outras atividades podem, sim, trazer benefícios cerebrais, porém estes ainda não foram descobertos.

E apesar de a pesquisa ter sido feita com ratos, os cientistas acreditam que os resultados possam ser semelhantes em humanos.  Mais um ótimo motivo para começar a correr ou para não parar de correr. Exercício físico é saúde, é vida.

Bora praticar saúde!

Prof. Pedro Paulo Duarte Souza
Especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG
CREF 008002-G/MG, Tel:  (32) 9982-9309
personal.pedro.paulo@gmail.com
Imagem de capa: Reprodução / Corre São João
*Artigo publicado na revista The Physiological Society – Fevereiro 24, 2016
** Texto referência: Revista O2 Por Minuto

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *