Corrida Animal

foto com cachorro 2 - hugo keyler

Foto: Hugo Keyler

Domingo, dia 18 de outubro, ocorreu um evento na praça do Bom Pastor, a CãoMiada – iniciativa que fez parte das comemorações do Outubro Rosa e arrecadou fundos para o hospital Ascomcer. Percebi nesse evento como os cães são importantes em nossas vidas. Sempre vejo pessoas caminhando com seus amigos peludos em praças e na Universidade. Achei oportuno aproveitar o gancho desse evento e falar um pouco sobre o tema.

Além de amigos, os cães podem ser grandes incentivadores na corrida e na caminhada – uma fonte de motivação externa, especialmente para quem não tem muita vontade de se exercitar. Os cães ajudam as pessoas a serem mais saudáveis de várias formas: dão amor, fazem com quem seus donos sejam mais ativos e as ajudam a relaxar.

A corrida pode fazer muito pelo animal, na medida em que fortalece a musculatura, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, controla o peso e melhora o sono dele, além de diminuir a ansiedade e os riscos de doenças, como certos tipos de câncer. Qualquer cachorro saudável pode e deve caminhar ou passear com seu dono. Mas, se o seu objetivo é correr, existem raças mais adequadas para esse tipo de atividade. Consulte um veterinário.

foto com cachorro - hugo keyler

Foto: Hugo Keyler

A principal regra antes de colocar seu cão para correr é levá-lo para uma consulta ao veterinário. É provável que ele peça algum exame para se certificar de que o coração do seu animal está funcionando bem. Se você quer que seu cão o acompanhe na corrida e ele ainda não está acostumado a isso, apesar de ter uma natureza privilegiada para tal, comece o treinamento com moderação. Aumente a distância gradativamente a cada semana, de modo que seu cachorro vá se acostumando.

Por mais que seu peludo seja treinado e obediente, jamais corra com ele solto. Há lugares que os cães só podem frequentar se forem conduzidos por seus donos. Escolha uma guia que permita que o cão fique próximo de você durante a corrida. Assim, você terá mais controle sobre ele. Alguns cuidados também devem ser tomados para que sua corrida com seu cãozinho não seja desastrosa. Leve sempre sacos para recolher o cocô do seu amigo.

Existem bebedouros dobráveis, que cabem no bolso e são úteis na hora de hidratá-lo. Os cães, como nós, precisam se manter hidratados constantemente – ainda mais nesse calor. Existe, também, filtro solar para cães. É preciso passar este tipo de produto no focinho e nas orelhas dos mais branquinhos, mesmo que não esteja fazendo sol.

Tomando os devidos cuidados, bora praticar saúde com seu amigo peludo!

Prof. Pedro Paulo Duarte Souza
Especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG
CREF 008002-G/MG, Tel:  (32) 9982-9309
personal.pedro.paulo@gmail.com

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *