ARTIGO: Corrida. Atividade física completa e cada vez mais praticada

No Brasil, cerca de 9,5 milhões de pessoas já se renderam ao esporte
Esporte cada vez mais praticado nos parques, praias, vias, calçadas, academias e ambientes públicos, a corrida vem caindo nas graças de quem busca uma atividade física regular. É um dos exercícios mais recomendados para o bem estar físico e mental, além de ser considerada uma atividade completa, que envolve praticamente todos os músculos do corpo. A modalidade reúne simpatizantes em vários cantos do país e é praticada, segundo uma pesquisa recente, por 5% dos 190 milhões de brasileiros, o que representa mais de 9,5 milhões de pessoas.No verão, a preocupação com as gordurinhas a mais aumenta e, para se manter saudável e perder essas gordurinhas que tanto incomodam, um dos melhores exercícios é a corrida.

A corrida é um dos exercícios físicos mais eficientes para quem quer perder peso com saúde. Correr acelera o metabolismo, fazendo a queima de calorias acontecer mais eficientemente. O aumento do metabolismo, provocado pela corrida, faz com que o organismo continue acelerado por mais alguma horas após o exercício. Ou seja, não é só durante a corrida que há queima de gordura. Por isso, é tão importante a regularidade da atividade física, e não a quantidade de horas feitas num mesmo dia.A gordura abdominal é a mais difícil de queimar, e exige uma tática específica. Contra ela, o mais eficaz é um programa de corrida e caminha com variação de intensidade no mesmo treino. Isso, claro, sem exageros que levem a lesões. Os picos de treino obrigam o corpo a queimar energia até das fontes mais difíceis; daí o consumo da gordura visceral (barriga). Essa variação de intensidade implica em fazer alterações entre corrida e caminhada.

A corrida pode ser praticada por qualquer indivíduo, desde que tenha capacidade física para tal, ou seja, que a intensidade do esforço seja compatível com sua capacidade funcional. Para aqueles que já caminham e que possuem melhor condicionamento físico, ela passa a ser natural, pois o esforço exigido para manter a mesma frequência cardíaca no treino obriga a acelerar o passo.

Benefícios da corrida para a qualidade de vida do indivíduo:    – reduz o peso corporal;
- melhora o nível de colesterol;
- aumenta a capacidade cardiorrespiratória;
- reduz os riscos de infarto;
- aumenta a massa muscular;
- reduz a variação da pressão arterial de repouso;
- ativa a circulação sanguínea, diminuindo problemas do coração;
- melhora a função do rim, que filtra o sangue e reduz o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo;
- melhora a qualidade do sono;
- estimula a formação de massa óssea, ajudando a prevenir lesões como a osteoporose;
- melhora a autoestima;
- aumenta o condicionamento físico;
- proporciona sensação de bem-estar;
- diminui o estresse e melhora a depressão;
- aumenta a eficiência do metabolismo.

É essencial que se façam exames antes da prática da atividade física para identificar possíveis doenças ou limitações físicas que impeçam a prática da corrida. Deve-se também investigar o estado nutricional do corredor, verificar se ele usa medicamentos e qual é o seu nível de condicionamento físico.

Lembrando que sempre devemos procurar um medico (cardiologista)  e um professor de educação física para melhor avaliar as condições do praticante, orienta-lo quanto a sua capacidade física, suas necessidades e cargas de treino. Não faça exercícios físicos sem orientação de um especialista.

Vamos praticar saúde
Pedro Paulo Duarte
profissional de educação física
Um comentrio
  1. Fevereiro 3, 2014 | Responder

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