MUITA CORRIDA: Provas agitaram Cataguases, Divinópolis, São João del-Rei e JF no final de semana

* Reportagem: Priscila Oliveira ; Foto de capa: Nélio Durso em Cataguases (arquivo pessoal / Bruno Diego)

corrida fds independência cataguases fátima e tina no pódio - arquivo tina costa

Fátima Archetti (1º) e Tina Costa (3º) no pódio de Cataguases (Foto: arquivo / Tina Costa)

Mesmo não podendo prestigiar de perto a conquista de vários atletas de Juiz de Fora e região nos eventos do último final de semana, o Rumo Certo parabeniza a cada um dos corredores que se destacaram nas provas por todo o estado de Minas Gerais.

Superação que não teve preço em Cataguases

No sábado, 06, vitória do ubaense Nélio Durso (Durso Eventos Esportivos) no geral masculino e da atleta local Fátima Archetti (Gemacon Tech/ ACORCA/ Fullife/ Pro Sport) no feminino da 35ª Corrida da Independência, com 6,5km de percurso, em Cataguases, Zona da Mata.

“Essa prova é muito tradicional na região, uma das mais antigas. Desde quando comecei a correr, ainda adolescente, ouvia falar dela… Participei várias vezes e sempre subi no pódio, mas nunca havia vencido, pois o nível geralmente é forte. A corrida foi muito boa e procurei puxar a prova num ritmo mais forte para tentar “quebrar” os adversários. A partir do segundo quilômetro, já estava sozinho na frente, abri mais de 300 metros para o segundo e terceiro colocados e só administrei até o final. Grandes nomes do atletismo nacional e mundial de todos os tempos, como meu amigo Ronaldo da Costa, o Geraldo de Assis e o Balinha, venceram essa prova, é uma sensação que não tem preço para mim”, ressaltou o campeão.

Destaque, ainda, para a história de superação de Tina Costa (Corpo e Cia.), que é natural de Ihapim (MG), mas mora em Juiz de Fora e faturou o 3º lugar geral entre as corredoras. ”Fumava desde os 15 anos, mas comecei a correr em setembro do ano passado e, em janeiro, parei de fumar para correr melhor. Não foi fácil, mas inventei outros vícios e meu sonho era ganhar um troféu. Consegui, e ele representa minha vitória na luta contra o cigarro. A Viviany Anderson (Viva Sport Club) fez o trajeto todo comigo, me dando dicas. Sozinha, acho que não conseguiria, porque fiz um ritmo que não estou acostumada. Foi incrível. Uma prova muito boa, com poucos morros, subidas e organização legal, pelos poucos recursos”, comemorou.

Professora e aluna no pódio de Divinópolis

corrida fds independência divinópilis natália e zirlene no pódio - arquivo natália fernandes

Zirlene Santos (1º) e Natália Fernandes (3º) no pódio de Divinópolis (Foto: arquivo / Natália Fernandes)

Já o domingo, 07, marcou uma nova dobradinha da atleta e professora Zirlene Santos com a aluna e também corredora Natália Fernandes no pódio, ambas representando a equipe SaúdePerformance – dessa vez, na terra natal da educadora física: Divinópolis, no Oeste do estado. Enquanto a divinopolitana venceu o geral feminino nos 10km da Corrida da Independência, que substituiu a tradicional Corrida de Pentecostes este ano, a juiz-forana conquistou o 3º lugar.

“Ontem foi um dia especial, porque a Zirlene estava comemorando 32 anos de corrida, e a primeira corrida dela foi ali. Muito bom vê-la campeã. Tive a honra de correr na cidade da minha treinadora e também fiquei feliz de subir no pódio – resultado do trabalho dela também, que vem me ajudando a superar minhas marcas a cada dia. Só tenho elogios à prova, por uma ótima organização e, ainda, pela premiação em dinheiro para os cinco primeiros do geral masculino e feminino. Ano que vem, se Deus quiser, estaremos lá novamente”, revelou Natália.

Entre os homens, vitória de Ivamar Oliveira (Cruzeiro) nos 10km e de Douglas Lisandro, de Formiga (MG), nos 5km.

corrida fds iptan sjdr márgia e gina no pódio - arquivo márcia regina

Márcia Regina (2º) e Gina Teixeira (3º) em São João del-Rei (Foto: arquivo / Márcia Regina)

Calangada em momento histórico

Na histórica São João del-Rei, Campo das Vertentes, a equipe Calango Runners, de Barbacena, também fez dobradinha com as atletas Gina Teixeira (campeã) e Márcia Regina (3º) na faixa Acima de 36 anos feminino da 4ª Corrida Rústica Senhor Bom Jesus do Monte – válida como 1ª etapa do Circuito CUPE de Corridas.

“Corrida boa, bem organizada, com muito morro e sol forte. Foi a primeira vez que participei e foram 7km bem difíceis. Não esperava pegar pódio, fiquei surpresa ao chamarem meu nome, sendo que só tinham duas faixas etárias para mulheres: até 35 e acima de 36 anos”, lembrou Márcia.

Na Serra e no Endurance

No saldo de sábado e domingo do Desafio das Serras – Mantiqueira, em São Francisco Xavier (SP), Ernani Souza (Dom Pedro II/ Unimed/ CHB/ Skechers), de Conselheiro Lafaiete, venceu a categoria Solo dos 40km sobre os atletas José Virgínio de Morais, em 2º, e Matheus Teles de Toledo Pimenta, em 3º.

corrida fds ernani no desafio da serra da manqiqueira - arquivo pessoal

Ernani Souza no Desafio das Serras (Foto: arquivo pessoal)

“O resultado, de certa forma, foi uma surpresa, porque foi minha primeira participação no evento, ainda estou me recuperando de uma lesão e não estava 100% preparado. Mas resolvi arriscar e ver como meu corpo iria se comportar nesse desafio de dois dias. A disputa foi intensa, principalmente no segundo dia, com o José Virgínio, que é um excelente corredor de montanha, tem vários títulos importantes e me deu trabalho. Também foi um belo teste na hora de usar alguns equipamentos e acessórios, pois, até então, nunca havia dormido num saco de dormir e muito menos em barraca. Foi importante saber como eles funcionam, porque estou me preparando para participar do El Cluce, prova de 100km, em fevereiro, na Argentina”, adiantou o lafaietense.

Em Juiz de Fora, quem fechou o final de semana de corridas em grande estilo foi a 2ª etapa do Endurance ASE 2014, realizada no entorno da Sede Campestre da Associação dos Subtenentes e Sargentos do Exército, e coordenada pelo ultramaratonista Gerson Silveira.

Na prova noturna, sábado, Felipe Henrique (Viva Sport Club) faturou o lugar mais alto do pódio masculino nos 5km, seguido de Willian Alison (2º), Wenderson da Costa (3º), Marcos Aurélio (Vidativa/ 4º) e Heraldo José Gonçalves Maciel (5º), enquanto a premiação feminina contou com a presença de Júlia Baesso (campeã), Lila Abrantes (2º), Francieli Rose (3º), Helanice da Mata (4º) e Letícia da Mata (5º).

corrida fds endurance ase 2 ivani no pódio - arquivo gerson silveira

Júlia Baesso no pódio diurno do Endurance ASE (Foto: arquivo / Gerson Silveira)

“Foi uma ótima prova, muito organizada, de percurso muito bom, com algumas subidas e um pequeno trecho com pedras e estrada de terra. À noite, estava bem escuro, o que dificultou um pouco”, revelou Júlia.

Já na prova diurna, ontem, Sidmar Celestino (campeão), Luiz Cláudio da Silva (Super Amigos/ 2º), Reinaldo Simplício (Real Mercês / 3º), Sidimar Damasceno (Tri Runner / 4º) e Marcos Aurélio Vieira da Silva (Vidativa/ 5º) foram os contemplados do geral masculino.

corrida fds endurance ase masculino domingo - arquivo gerson silveira

Sidimar Damasceno (4º) no Endurance ASE (Foto: arquivo / Gerson Silveira)

“Ajudei o Gerson na organização sábado e resolvi correr no domingo. Eram poucos corredores, mas foi bom – e com pódio geral, melhor ainda… A prova foi bem tranquila, com uma subida forte no início, de 1km bem asfaltado, e depois mais 1,5km de estrada de chão com uma subida leve de 1km também. Retornamos pelo mesmo caminho, praticamente só descendo. No meio do retorno é que teve uma subida forte de uns 200m, mas o percurso foi todo em estrada, sem nenhuma trilha”, contou Damasceno.

As corredoras Ivani Gomes (campeã), Luciana Mila de Melo (2º), Elem Maria de Mello (3º), Júlia Baesso (4º) e Denise Baesso (5º) subiram no pódio feminino da prova, que agora segue para a terceira etapa, marcada para o dia 1º de novembro.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *