CORRIDA E CAMINHADA: 4 erros que atrapalham o desempenho

erros na corrida 2 - rep biofenac

É comum vermos corredores desmotivados ou reclamando de seu rendimento nas provas e treinos. Muitos deles nem são iniciantes, já são veteranos e acumulam um bocado de quilômetros rodados. Alguns chegam até a abandonar a prática, alegando cansaço, falta de paciência com a lentidão da evolução. Sem perceber, muitos desses atletas adquiriram hábitos altamente prejudiciais à sua performance e saúde. A principal deles, sem dúvida, é o velho conceito de que “correr é fácil, é só colocar o tênis e ir para a rua”. Ao som desse mantra, muitos começam a correr sem nenhuma orientação especializada – nem de um profissional de medicina, nem de educação física; ou, então, começam com exames em ordem, auxílio de um treinador nos primeiros meses, mas logo se sentem tão confiantes que viram autodidatas.

Treinamento de corrida é uma ciência. Para alcançar resultados e se beneficiar da prática é preciso técnica e conhecimento. É preciso ter visão abrangente de uma mistura de fatores, que incluem a individualização da planilha às características gerais do atleta, suas condições e seus objetivos. Existem 4 erros mais comuns cometidos entre os corredores:

1. Falta de periodização: Periodização é a divisão do treino ao longo do ano. Cada fase tem uma função. Tudo deve ser individualizado. Cada atleta tem seu objetivo, seja melhorar tempo ou aumentar distâncias. Mas, para subir os degraus da qualidade de vida com prudência, o corredor deve respeitar as fases conforme o planejamento. Tem que aprender a caminhar quanto é necessário, correr fraco ou forte e, ainda, descansar quando proposto. Só assim os objetivos serão atingidos corretamente, sem sofrimento.

corrida em grupo - rep centauro

2. Abordagem generalista: Esse é o mal que acomete a maioria dos corredores atualmente, já que existe muita informação sobre corrida, e de fácil acesso. É comum grupos se reunirem para treinar conjuntamente, mesmo com os diferentes perfis dos integrantes do grupo. O amigo está treinando para uma meia maratona e os outros acompanham, sem nenhuma avaliação, só na empolgação. A corrida é um esporte socializante. É ótimo correr entre amigos. Porém, a falta de individualização pode trazer lesões e até problemas mais graves. Por isso, pode-se correr entre amigos, mas cada um no seu passo, com sua planilha, de acordo com as suas condições físicas.

3. Fuga dos treinos de velocidade: Muitos corredores evitam treinos de velocidades, gostam de ficar no “trote” ou, como dizem, “respeitam o próprio ritmo”. Para se desenvolver na corrida “tudo é importante: velocidade, força e resistência”. Com liberação médica e acompanhamento técnico, focar nesses 3 pontos é o que vai trazer melhorias na resistência cardiorrespiratória e também ganhos em saúde e performance.

4. Recuperação: Alguns corredores acham que a evolução só vem com treino forte e contínuo. Muitos até abandonam aquele treinador que dizia para não correr 7 dias da semana… A sensação de bem-estar provocada pela corrida é viciante. Se não puxar o freio, muitos atletas vão ao limite. A recuperação, que pode ser trote leve ou até mesmo day off, dependendo do caso, e muito importante, pois a musculatura que foi estimulada necessita de um tempo para se recuperar, antes de receber novos estímulos (24h, 48h, 72h ou mais, dependendo do caso). Ao contrário do que muitos pensam, descanso também é treino e ajuda muito a atingir os resultados programados.

Antes de calçar o tênis de novo, reflita. Veja se você está cometendo algum desses erros. Corrija. Sua saúde e desempenho agradecem.

Bora praticar saúde!

Prof. Pedro Paulo Duarte Souza
Especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG
CREF 008002-G/MG, Tel:  (32) 9982-9309
personal.pedro.paulo@gmail.com
* Imagens: reprodução web / Biofenac / Doutíssima

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