CORRIDA E CAMINHADA: Calor x Corrida

tempo seco e corrida foto - rep de repente atleta

Em dias quentes, muitas vezes, a vontade é de ficar deitado. Normal! É natural sentir aquela preguiça. Isso acontece porque, além de estar mais relaxado para evitar o aumento da temperatura interna, o corpo está mais propenso a alergias, sono irregular e desidratação neste período. Mas, não vale usar essa fase como desculpa para sabotar a corrida.

Para evitar a moleza dos dias quentes, prefira os horários anteriores às 10h e posteriores às 18h. Comece com corridas leves ou caminhadas e vá aumentando a intensidade e duração desses treinos aos poucos.

A hidratação é fundamental! Você pode optar por bebidas isotônicas para repor os líquidos e sais perdidos, além de jogar água na cabeça para se refrescar. Mas, vá se hidratando com pequenos goles, para não atrapalhar o desempenho.

Para emagrecer, muita gente acha que é necessário suar, e vemos, com frequência, pessoas correndo de moletom. Essa ideia é errônea, e o valor perdido na balança voltará com a ingestão de líquidos; não fará emagrecer. Segundo um estudo britânico, a perda de 2% de peso corporal por meio do suor e da desidratação pode reduzir o desempenho na corrida em até 20%, e em 60%, se a corrida for praticada em ambientes quentes. Vista roupas leves, que permitam a transpiração para evitar problemas como câimbras, exaustão e hipertermia (temperatura corporal elevada). Para garantir uma boa noite de sono, evite ficar agitado até muito tarde. Você pode preferir o período da noite para treinar, mas não estenda muito até próximo à hora de ir para a cama. É importante dar o tempo certo para seu corpo relaxar.

Algumas dicas primordiais que devem ser seguidas para se proteger das altas temperaturas durante os treinos:

tempo seco e corrida foto - rep academia malhação

- Mantenha-se hidratado sempre. Beba água sem medo, pois, correndo por mais de uma hora, seu corpo perderá mais eletrólitos do que consegue repor normalmente. Com o tempo seco e umidade relativa do ar baixíssima, é essencial se hidratar. Se possível, salpique um pouco de água na cabeça e na nuca – isso proporciona diminuição da temperatura corporal e ajuda a manter a frequência cardíaca mais baixa. Mantenha seu corpo sempre “fresco”;

- Use filtro solar, sempre;

- Use boné ou viseira de material que permita a fácil evaporação do suor, bem como óculos escuros. Assim, fará um treino físico seguro;

- Considere tomar uma ducha fria antes de começar a corrida. Com isso, seu corpo não esquentará tão rápido;

- Vista roupas adequadas, ou seja de cores claras e de fácil evaporação do suor. Evite roupas de algodão, que pesam e absorvem o  suor;

- Mantenha um ritmo constante durante a corrida. Encaixar um ritmo mais lento do que o usual seria ótimo;

- Cuidado! Se, durante a corrida, você parar de suar, começar a sentir tonturas, câimbras e tiver dificuldade para correr, se hidrate. Esses são os primeiros sintomas de insolação.

- Observe os sinais que o corpo nos dá. Jamais tente “vencer” o calor.

Proteja-se, não exagere. Vamos nos cuidar, e bora praticar saúde!

Prof. Pedro Paulo Duarte Souza
Especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG
CREF 008002-G/MG, Tel:  (32) 9982-9309
personal.pedro.paulo@gmail.com
* Imagens: reprodução web/ De repente atleta/ Academia Malhação

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