CORRIDA E CAMINHADA: Excesso pode trazer riscos

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Há alguns meses, a morte de dois corredores durante meias maratonas – uma em Campinas (SP) e outra em Porto Alegre (RS), chamaram a atenção para um tema que incomoda atletas: correr pode ser perigoso e trazer mais riscos do que benefícios? Embora a prática de atividade física esteja associada à prevenção de doenças cardíacas, além de outros problemas, como a obesidade, diversos estudos já apontaram para os prejuízos ao coração causados pelo excesso de exercícios de resistência. Um deles, realizado nos Estados Unidos, sugere claramente que corrida demais pode levar à morte precoce.

Segundo os pesquisadores, as pessoas que vivem por mais tempo são as que fazem uma quantidade moderada de exercício. O artigo científico foi publicado na revista especializada “Health Day” (Dia da Saúde, em tradução livre). Foram acompanhadas quase 4 mil homens e mulheres com idade média de 46 anos, no Instituto de Pesquisa Cardiovascular Lehig Valley, na Pensilvânia. Cerca de 70% dos voluntários afirmou durante as entrevistas correr mais de 32 quilômetros por semana. Os especialistas querem aprofundar o estudo, mas já trabalham com a hipótese de que o excesso de exercícios causa desgaste prematuro do organismo.

Outro artigo, publicado pelo periódico científico “Mayo Clinic Proceedings”, apresenta uma revisão da literatura médica existente sobre o assunto e aponta que a prática intensa de atividade afeta a saúde cardíaca. Os autores da pesquisa ressaltam que provas de longa distância, como maratonas, competições de ciclismo e triathlon exigem muito, podem provocar alterações no coração e causar lesões no órgão, o que aumenta o risco de problemas cardiovasculares graves. Foram considerados resultados de pesquisas recentes, que mostraram que treinos de resistência cardíaca podem, por exemplo, endurecer as paredes das artérias e elevar os níveis de biomarcadores cardíacos (substâncias especificas que o corpo produz quando tem alguma doença).

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Em muitos casos, esses efeitos são temporários e o corpo se recupera após uma semana. Porém, para as pessoas que praticam frequentemente atividades intensas, após meses ou anos de lesões repetitivas, esse processo pode desencadear o aumento do risco de uma arritmia cardíaca (descompasso dos batimentos) ou de uma morte súbita. Embora obviamente não seja uma droga, o exercício físico tem muitas características de um agente farmacológico potente. A prática de atividades físicas costuma funcionar de forma terapêutica, mas é preciso lembrar que, como ocorre com qualquer medicamento, existe uma quantidade segura. Treinar diariamente por períodos de 30 a 60 minutos costuma ser saudável. Existem poucos casos de mortes decorrentes de exercícios intensos, mas há um alerta: os efeitos nocivos de excesso de atividade podem superar os benefícios da prática.

Para aproveitar ao máximo o melhor que a corrida pode trazer para a saúde, a regra básica é aquela bem simples e conhecida por todos: mantenha seus exames em dia – o ideal é fazer um “check-up” anual. Treine com orientação técnica e sigas as orientações dos especialistas das áreas de saúde e educação física, seja para iniciar nos 5km ou correr uma maratona. Nosso corpo é um organismo em constantes mudanças, alterações e adaptações influenciadas pela nossa genética, nossa rotina, pelo ambiente em que vivemos. Mesmo quem já superou as distâncias dos 21km ou 42km não está isento de atualizar seus exames médicos regularmente.

Vamos nos cuidar, e bora praticar saúde!

Prof. Pedro Paulo Duarte Souza
Especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG
CREF 008002-G/MG, Tel:  (32) 9982-9309
personal.pedro.paulo@gmail.com
* Imagens: reprodução web/ Epoch Time / Webrun
3 Comments
  1. gerson
    Setembro 18, 2014 | Responder
  2. Setembro 18, 2014 | Responder
  3. Marcos pereira
    Setembro 18, 2014 | Responder

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