CORRIDA E CAMINHADA: Importantes mitos sobre os joelhos

* Foto de capa: Reprodução / Traumatologia Esportiva

joelho de corredor - rep doutíssima

Nem sempre, problemas nas articulações estão ligados à corrida. Por isso, veja alguns mitos quando o assunto são os joelhos do corredor.

Basta você começar a correr para escutar o alerta: “Cuidado com os joelhos!”. A preocupação de grande parte das pessoas tem ligação com o fato de muitos corredores sofrerem com dores nas articulações. Mas, não há evidência científica que demonstre que (apenas) o fato de correr faz com que você tenha problemas sérios nas articulações. Pelo contrário: geralmente, quando a dor aparece, é sinal de que outra parte do corpo está descompensada.

É claro que a velocidade da corrida influencia na carga imposta sobre os joelhos – quanto mais rápido você se exercitar, mais impacto terá sobre as articulações. Isso porque, quanto maior o coeficiente de velocidade, maior é a força do impacto. Por exemplo: quando você caminha, as articulações recebem uma força equivalente a 1,5% do peso do corpo. Já nos trotes, essa porcentagem sobe para 2% a 2,5%. E esse número só aumenta conforme você vai ganhando velocidade. Por isso, quanto maior a velocidade, maior será essa força.

Para que você não tenha problemas nas pernas, a saída pode ser investir em exercícios para fortalecer a musculatura dessa região. Com os músculos fortes, as articulações não sofrem tanto, visto que elas são protegidas pela musculatura. Por isso, aliás, que iniciantes e pessoas que ficaram muito tempo distantes da corrida devem tomar cuidado com a intensidade dos treinos, além de aposentarem em exercícios de fortalecimento muscular.

Outros três fatores de que a corrida não tem influência direta sobre os joelhos

A frequência de artrite nos joelhos dos corredores não é maior do que o índice que atinge pessoas que não se dedicam à corrida. Um estudo norte-americano acompanhou corredores e não-corredores por 18 anos. Após esse período, 20% das pessoas que treinavam apresentaram artrite nos joelhos, enquanto 32% dos não corredores apresentaram o mesmo problema. Outro grande estudo no país, que, dessa vez, acompanhou corredores e caminhantes, descobriu que os corredores regulares tinham cerca de metade da taxa de artrite em comparação aos caminhantes frequentes. Nesse segundo estudo, aliás, os corredores com maior quilometragem percorrida tiveram a menor taxa de problemas nos joelhos.

joelho - pilates são caetano do sul

A idade também tem influência sobre os problemas relacionados com as articulações. Alguns médicos do esporte afirmam que a perda da cartilagem, incluindo a dos joelhos, é um processo natural do envelhecimento. Mesmo assim, não há evidência de que a corrida acelere esse processo. Na verdade, pesquisas revelam que, quando as pessoas que estão em risco de desenvolver artrite começam a correr moderadamente, a saúde de sua cartilagem melhora, enquanto a cartilagem de quem não se exercita piora.

“Joelho do corredor”

Uma das lesões mais comuns no universo da corrida, geralmente é causada por problemas em outras regiões do corpo. Conhecida clinicamente como ‘condromalácia patelar’, essa é uma inflamação da cartilagem que fica sob a patela. De uns tempos para cá, há um consenso entre os médicos do esporte de que muitas pessoas com ‘joelho de corredor’ tem alguns problemas biomecânicos comuns, como quadris e glúteos fracos. Isso faz com que a perna fique instável, os quadríceps enfraquecidos e, assim, o impacto sobre os joelhos aumenta. Um programa de fortalecimento muscular é a melhor saída nesses casos.

Fique alerta

Como já foi citado em artigos anteriores, a melhor estratégia é sempre conciliar os treinos de caminhada ou corrida com um fortalecimento muscular, afim de prevenir qualquer tipo de lesão. Não se deve ‘culpar’ a corrida por algum possível problema articular no joelho sem antes investigar e descobrir a real condição e situação que ocasionou a dor ou tal lesão.

Procure sempre profissionais da área qualificados, que possam esclarecer quaisquer dúvidas e diagnosticar algum problema articular, postural ou muscular.

Bora praticar saúde!

Prof. Pedro Paulo Duarte Souza
Especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG
CREF 008002-G/MG, Tel:  (32) 9982-9309
personal.pedro.paulo@gmail.com
* Imagens: reprodução web / Doutíssima / Pilates São Caetano do Sul

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