Corrida Expo Matias estreia com aprovação de atletas e organizadores

Expo Matias Adan, Robison, Fernando e Bruno

Adan, Robison, Fernando e Bruno com troféus do geral masculino (Foto: Hugo Keyler)

Robison Gomes (CRIA SESI UFJF), de 17 anos, foi o grande nome da primeira edição da Corrida Expo Matias, prova de 5,5km realizada no último sábado, 06, em Matias Barbosa, a 12km de Juiz de Fora. Atleta que tem conquistado bons resultados nas provas de asfalto e pistas de atletismo, ele completou o percurso pelas ruas centrais do município aos 17:27.7 e subiu no topo do pódio ao lado dos colegas de equipe Adan Mattos (4º, 18:28.1) e Fernando Rodrigues (5º, 18:45.6). Os corredores Bruno Pilar dos Santos (2º, 18:20.0) e Rogério da Costa Filho (3º, 18:28.2) completaram a premiação geral masculina.

“Nem iria para a corrida, porque fiz um treino teste antes. Só que conversei com meu treinador e ele disse que eu poderia participar, mas correndo focado e segurando para não quebrar, porque isso vai melhorar meu rendimento para o Campeonato Brasileiro Inter-Seleções, em Recife, daqui a duas semanas. O percurso de Matias foi muito bom, bem similar ao de Juiz de Fora. A única diferença foi que o clima, mesmo sendo duas cidades próximas, estava bem diferente. Lá estava muito quente. Já achava que pegaria pódio, mas depois do segundo quilômetro, vi que alguns corredores não estavam bem, fui em frente e deu certo”, destacou Gomes logo após a vitória.

Destaques femininos

Expo Matias Simone, Gabriela, Amanda e Ivanis

Simone, Gabriela, Amanda e Ivanis: as premiadas do feminino (Foto: Hugo Keyler)

Entre as mulheres, Amanda Oliveira (Jaguar / Real Mercês), também de 17 anos, foi o destaque. Ela venceu a categoria feminino com 22:09.8, deixando Gabriela Fernandes (CRIA SESI UFJF) em 2º (24:24.2),  Ivani Gomes (Bramil Infinit) em 3º (24:35.9), Simone Andrade Dutra (Energia Runners) em 4º (25:20.8) e Ivanis Aparecida em 5º (26:01.8).

“Não esperava ganhar essa corrida, porque não sabia as pessoas que iam concorrer comigo. Teve muita menina diferente, que eu não conhecia. A prova foi boa. No começo, pensei que ia ser só morro e fui diminuindo, mas depois vi que teria reta e voltei para o meu ritmo. O sol atrapalhou um pouco, mas não estava tão forte assim”, comentou a campeã sobre o clima durante a prova, iniciada às 15h.

Expo Matias Simplício, Caldeira e Fernando

Simplício, Caldeira e Teixeira (Foto: Hugo Keyler)

Militares

Na categoria Militares, quem se saiu melhor foi Reginaldo Caldeira (Super Amigos), que cruzou a linha de chegada aos 19:34.5 e se sobressaiu ao lado de Reinaldo Simplício (Real Mercês / 2º, 19:50.0) e Fernando Teixeira Gonçalves (3º, 19:54.7). “O percurso foi pesado, por ser uma prova de 5,5km, mas muito bom. A gente vem com tudo para a competição, e o resultado advém do percurso. O sol também foi bom, porque a maioria das provas são na parte da manhã. Quando tem à tarde, é bom para poder adaptar o corpo”, revelou o vencedor.

Expo Matias Lorran, Thiago, Roger, Marquinho, Anselmo e Sidney

Lohan, Thiago, Roger, Prof. ‘Marquinho’, Anselmo e Sidney após premiação local masculina (Foto: Hugo Keyler)

Filhos da terra

Mesmo recebendo corredores de fora, a 1ª Expo Matias ainda fez questão de prestigiar os atletas locais – e deu muito certo, já que o pódio masculino para os representantes do município foi dominado pelos jovens da equipe Atletismo Matias Barbosa, até pouco tempo ministrada pelo educador físico Marcus Vinicius da Silva. Roger Lopes da Silva (campeão, 19:25.9), Thiago Luiz Oliveira (2º, 21:26.5) e Sidney Oliveira (5º, 22:34.5) deram muito orgulho aos seus conterrâneos, assim como Anselmo Domingos (3º, 22:16.3) e Lorran Coutinho (4º, 22:34.5).

“O pessoal brincou que ganhei de marmelada, mas, se fosse assim, não teria ficado em primeiro no outro ano também. Conhecer o percurso não faz nenhuma diferença, o que vence é o melhor corredor. Vim para correr, porque gosto”, declarou Roger sobre os comentários dos colegas de prova e lembrando outros circuitos realizados na cidade.

Clique AQUI para conferir a classificação da 1ª Corrida Expo Matias.

Expo Matias Helena, Sandra, Livia e Priscila

Helena, Priscila, Sandra e Lívia: donas do pódio feminino matiense (Foto: Hugo Keyler)

Já entre as mulheres, Sandra Raquel Faria (Vem Pra Rua TR) ficou em 1º, com 29:18.5, enquanto as colegas Helena Muller (Game Over Running / 31:01.3), Lívia Maria Rodrigues (Vem Pra Rua TR / 31:20.9), Priscilla de Paiva e Luana Almeida (32:04.3) foram premiadas do segundo ao quinto lugares, respectivamente. “Achei a prova emocionante. O começo foi difícil por causa do morro, mas consegui superar. Para essa primeira corrida, achei muito bacana. A organização está de parabéns. Estou morando em Três Rios, mas correr em casa foi bem melhor. Adorei, porém, fiquei surpresa”, comemorou a líder do pódio.

Saldo positivo

Com cerca de 400 participantes, muita hidratação, kits à vontade, apresentação do grupo de dança Arte e Swing, e estrutura que agradou a todos – tanto os que disputaram quanto os que só acompanharam a prova, o Diretor de Esportes de Matias Barbosa, Dimitrius Vargas, não poderia fazer outra avaliação, senão positiva.

Expo Matias organização

Comissão organizadora (Foto: Hugo Keyler)

“Foi nossa primeira corrida com toda essa estrutura – de chip, organização, apoio da Prefeitura, patrocínio… Foi trabalhoso, mas valeu a pena. A gente conseguiu atingir o número de participantes que queria e já tem outra prova programada. Estamos tentando encaixar principalmente de acordo com o calendário de Juiz de Fora, mas, provavelmente, vai ser em dezembro. Uma cross country. Aqui tem áreas rurais muito bonitas, percursos muito bons, planos e que não envolvem o trânsito de Matias. Então, nossa ideia é fazer uma corrida ecológica bem legal, até o final do ano”, antecipou.

Clique AQUI para acessar a cobertura de fotos do Rumo Certo na 1ª Corrida Expo Matias.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *