Corrida Faefid/UFJF: “Primeira de muitas” com vitória de Flávio Stumpf e Amanda Oliveira

* Priscila Oliveira ; Foto de capa: Hugo Keyler/Rumo Certo

03092017-DSC_6786

Prova reuniu cerca de 600 atletas, divididos entre corrida e caminhada (Foto: Hugo Keyler/Rumo Certo)

Realizada em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física, comemorado em 1º de setembro, a edição de estreia da Corrida Faefid/UFJF teve programação encerrada com chave de ouro na manhã deste domingo, 03, após reunir centenas de atletas em um percurso inédito, com largada e chegada na pista de atletismo da Universidade Federal de Juiz de Fora. A organização ofereceu diversas atividades especiais, porém, o ponto alto do evento foi o trajeto principal, de 7km, onde Flávio Stumpf (Academia Em Forma) e Amanda Oliveira (Fac. Granbery/Ed. Física/Sicoob/ NutriMais/ Real Mercês) voltaram aos lugares mais altos do pódio uma semana depois de faturarem o título da Duque de Caxias.

Mudança de planos

Experiente em corridas de rua, Stumpf revelou ter abandonado as meias maratonas para se dedicar às provas curtas, inclusive de pista. O representante de Juiz de Fora cruzou a linha de chegada na Faefid após 22min36. “Agora estou treinando só para provas de 5km e 10km, o que está dando uma melhorada nos meus resultados. Corri, ganhei e bati o recorde da FASAP, em Pádua (RJ), sexta-feira à noite. Quero correr em Monte Verde ou Ubá nas próximas semanas, mas ainda estou pensando, porque preciso dar uma recuperada das corridas para não me lesionar. Ainda estou visando a Panamericana, em novembro – uma prova boa, onde também quero pegar pódio”.

1504477150906675

Flávio Stumpf agora se dedica a provas mais curtas, de 5km e 10km, enquanto Amanda Oliveira mira na Meia Maratona de Buenos Aires (Fotos: Hugo Keyler/Rumo Certo)

O campeão fez dobradinha com o colega de equipe Jocemar Corrêa (Academia Em Forma, vice), ao mesmo tempo em que os jovens Robison Gomes e Pedro Oliveira ficaram e terceiro e quarto lugares pela Vem Correr, e Neemias Alves completou a premiação pela Fac. Granbery/Ed. Física, em quinto.

Rumo à Argentina

Com o tempo de 28min48s, Amanda, de Mercês, garantiu a invencibilidade na temporada de rústicas locais numa espécie de ‘treino especial’ para sua primeira competição internacional: a Meia Maratona de Buenos Aires (Argentina), no próximo dia 10. “Esta semana os treinos foram intensos, muito pesados, então hoje corri com calma e sem forçar, como minha treinadora (Zirlene Santos) pediu. Achei a prova bem organizada. O percurso teve morro, mas eu gosto. Fiz uma prova bem tranquila, deu para ganhar. Estou muito ansiosa, porque nunca saí do Brasil. Espero  chegar bem e fazer uma boa marca lá”, destacou.

A atleta também fez dobradinha com Aline Barbosa (Fac. Granbery/Ed. Física, 2º), enquanto Ivaniz Ribeiro (3º) e Claudete Nunes (4º) comemoraram pela R21 Sports/Pódio das Frutas, e Noemi Alves (5º) foi destaque pela Academia Em Forma.

Equipes, PCD e organização

Por equipes, vitória de Vem Correr (538 pontos) sobre Academia Em Forma (423) e Super Amigos (217) no masculino; e de Academia Em Forma (400 pontos) em cima de R21 Sports/Pódio das Frutas (331) e Fac. Granbery/Ed. Física (195), no feminino. Entre os grupos PCD (Pessoas com Deficiência), os títulos ficaram com Super Amigos-PCD nos masculinos e ACJF/JF Paralímpico nos femininos.

DSC_7958-236

Coordenada pelo professor Jeferson Vianna (primeiro à direita, abaixado), equipe organizadora promete novas edições (Foto: Hugo Keyler/Rumo Certo)

Segundo o responsável pela organização da Corrida Faefid/UFJF, professor Jeferson Vianna, essa foi apenas a primeira de muitas atrações. “Viemos para ficar! Queremos fazer um evento cada vez melhor. Acreditamos que quem participou gostou, e vai repassar essa experiência para os colegas. Estaremos firmes e garanto que, pelo menos nos próximos quatro anos, realizaremos essa prova – cada vez mais interessante e bacana para todos”.

Diretor da Faculdade de Educação Física da UFJF, ele fez questão de pontuar a diversidade da programação. “Foi tudo muito emocionante; muito mais do que uma corrida. Oferecemos Ciclo de Palestras e apresentação dos projetos de extensão da Faefid, na sexta; Corrida Infantil e Meeting de Atletismo, no sábado; e nossa prova hoje. Tivemos uma chegada na mesma pista de atletismo onde diversos atletas olímpicos treinaram e se prepararam para os Jogos Rio 2016. Dezessete medalhistas olímpicos passaram por aqui. Esse é um diferencial, pois nenhuma competição na cidade oferece essa oportunidade para os corredores”, completou.

CLIQUE AQUI para acessar os resultados da 1ª Corrida Faefid/UFJF.

* Dúvidas sobre classificação devem ser encaminhadas diretamente à Secretaria de Esporte e Lazer pelo e-mail rankingdecorridasjf@yahoo.com.br.

** O Rumo Certo foi responsável pela divulgação e cobertura oficiais da prova.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *