Corrida, o começo…

corrida o começo - rep getninjas

Imagem: Reprodução / GetNinjas

Muitos me relatam a dificuldade de começar a caminhar ou correr. Dificuldade de manter a prática regular desse esporte. A maior bobeira de todos que se envolvem na busca fundamental de transformação é conseguir se manter no caminho certo, sem pestanejar. Os obstáculos são imensos no começo na corrida – é difícil ver o retorno da prática para tê-la como incentivo. Acordar mais cedo, com o frio desta época jogando contra, pode levar muitos iniciantes a desanimarem logo nos primeiros meses de caminhada. Vencer essa etapa é mesmo difícil, mas, em contrapartida, passando por ela, tudo fica mais fácil.

Então, insista mais um pouco, pois, logo em seguida, virá a recompensa. Você vai perceber grande aumento de energia e vitalidade. Como consequência, essa recompensa irá levá-lo a se aplicar mais e mais em seus treinamentos, que, como num ciclo, irão proporcionar mais ânimo e entusiasmo em sua vida. Poderá notar que, em breve, será mais ativo em sua vida pessoal e muito mais produtivo na vida profissional.

É comum querermos fazer somente aquilo que gostamos, mas também temos que nos obrigar a superar coisas que não nos agradam. Saiba que, com o passar do tempo, você irá se habituar ao exercício. Neste primeiro momento, entretanto, é necessário se impor e, simplesmente, sair e correr!

corrida o começo mulher - rep o2 por minuto

Imagem: Reprodução / O2 Por Minuto

Tudo depende do hábito! É normal gostar daquilo que estamos fazendo e ter certo receio de coisas que não nos são comuns. Você, que está nesse início de atividades com seu corpo, vai sentir muita dificuldade, sim, mas, se insistir um pouco, tudo ficará cada vez mais fácil e natural – até a corrida se tornar uma paixão em sua vida.

Não fique pensando nas dificuldades ao sair para correr, mas sim no bem que você está fazendo para seu corpo e mente. Nunca se esqueça de que o futuro é hoje, isto é, tudo que estiver fazendo para o seu bem agora virá no futuro próximo de maneira absolutamente concreta.

Procure colocar um ritmo confortável em sua caminhada ou corrida, ficando sempre atento à respiração. Evite ficar ofegante ou demasiadamente sem ar. Busque, sempre, se sentir bem durante e depois do treino. Ao correr com respeito ao seu corpo, você irá sentir mais satisfação nesse início. Não é fácil correr 5, 10, 16, 21 ou 42km, mas todos que conseguiram ou conseguem começaram do zero e hoje, com muita dedicação e com muito treino, vencem essa barreira.

Não há desculpas; bora praticar saúde!

Prof. Pedro Paulo Duarte Souza
Especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG
CREF 008002-G/MG, Tel:  (32) 9982-9309
personal.pedro.paulo@gmail.com
* Imagem de capa: Reprodução / O2 Por Minuto

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