Corridas de rua, montanha e até temáticas agitaram atletas da região no final de semana

* Priscila Oliveira

Pelo menos seis eventos marcaram os atletas de Juiz de Fora e região no último final de semana. Na “manchester mineira”, o destaque foi a 1ª Corrida da Conquista, que contou com 7km de corrida e 3km de caminhada pelo entorno da Avenida Brasil, na altura do Clube Dom Pedro II. Em Ubá, quem ditou o ritmo foram os 6km de percurso da 1ª Corrida da Padroeira, nas proximidades do Caic – Vila Casal. Na capital, Belo Horizonte, a movimentação ficou por conta da 3ª Corrida do Pessoal da Caixa, com 5km pela Lagoa da Pampulha. Ainda na região metropolitana, mas de Ouro Preto a Mariana, os entusiastas das modalidades vivenciaram o que a organização definiu como a segunda edição dos “12km mais rápidos e históricos do Brasil”, com largada na Praça Tiradentes e chegada na Praça Gomes Freire, caminhando ou correndo. Já no Rio de Janeiro, os mineiros também fizeram a festa, tanto no XTerra Búzios, na Região dos Lagos, quanto na Disney Magic Run, na própria Cidade Maravilhosa.

jocemar e andrileia na conquista - hugo keyler

Campeões do Ranking 2013, Jocemar Corrêa e Andriléia do Carmo venceram a 1ª Corrida da Conquista (Foto: Hugo Keyler)

Da Conquista direto para a Ascomcer

Com 23:38.9, Jocemar Corrêa (Vidativa/ Duduxo/ Client) foi o primeiro colocado geral dos 7km da 1ª Corrida da Conquista, organizada em comemoração aos 87 anos da Primeira Igreja Batista de Juiz de Fora. Mesmo não fazendo parte do 28º Ranking, o campeão festejou muito sua primeira vitória na cidade este ano. “Achei a prova boa, apesar do calor, e vim para fazer um tempo bom, porque é um incentivo a mais para eu buscar um bom resultado na próxima, que é a Corrida da Ascomcer. Estou motivado. Mudei o treino, passei a fazer mais longos e essa foi uma corrida de superação – eu tinha que correr contra o relógio, pois comecei na frente de ponta a ponta e isso me deu certa vantagem, mas também não ajudou muito, porque não tinha ninguém para me puxar ou colocar aquele medo de ameaçar a vitória. Graças a Deus, deu para correr bem”.

Já aos 29:48.3, Andriléia do Carmo (Gemacon Tech/ Bio Forma) alcançou o topo da categoria feminino, representando sua terceira vitória local durante esta temporada – as anteriores foram na 2ª Volta da Deusdedith e 5ª 2 de Ouro. “Gosto de prova curta, mas só reta não é meu perfil; prefiro ‘morrinho’, porque me dá mais segurança. Já uma prova reta me deixa com um pouco de medo. Foi uma corrida muito rápida, boa (para ser a primeira). Graças a Deus, deu tudo certo, dentro do que eles (organizadores) planejaram. Não aconteceu nada, todo mundo correu bem e vamos embora. Quem sabe, faz mais sucesso na próxima (edição)… Na Ascomcer, vou pensando naquele ditado: ‘que vença o melhor’, mas quero correr para ficar entre as cinco. Ou, se der um azar e alguém quebrar, se machucar ou der dor de barriga, vou estar ali. Não sou boba”, brincou.

Clique AQUI para conferir todos os resultados gerais, por faixa etária e paralímpico.

conquista voluntários - priscila oliveira

Equipe de voluntários da PIB JF (Foto: Priscila Oliveira)

Segundo Célia Claveland, uma das organizadoras da 1ª Corrida da Conquista, a adesão de cerca de 700 inscritos na rústica foi uma grata surpresa. “Tínhamos grande expectativa sobre qual seria a participação dos atletas nesse nosso primeiro evento e ficamos felizes, pois fomos muito elogiados – pelo kit, pela organização, pelo percurso. Parece que todos saíram daqui satisfeitos, mas, se tivemos alguma falha, pedimos que nos perdoem. Estamos à disposição para ouvir sugestões, sempre com o intuito de melhorar, já que pretendemos fazer uma segunda Corrida da Conquista”, adiantou.

eberth corrida da caixa bh sozinho - pessoal

Eberth Silva em Belo Horizonte (Foto: arquivo pessoal)

Ubá, BH, Ouro Preto e Mariana

Organizada pelo atleta local Nélio Durso, a 1ª Corrida da Padroeira, em Ubá, na Zona da Mata, teve Nilmar dos Santos, de Guarani, como campeão geral masculino (19min40s) e Amanda Oliveira (Real Mercês / Viva Sport Club), de Mercês, como campeã feminino (20min49s). Já em Belo Horizonte, 15min15s foram mais do que suficientes para Eberth Silva (Vidativa/ Fripai/ Pop Kids/ Fullife/ Camilo dos Santos) cumprir a expectativa de fazer o melhor em sua estreia na 3ª Corrida do Pessoal da Caixa – o pachequense voltou para casa com o troféu de vice-campeão.

“Foi uma prova muito boa, rápida e tática, pois todos os atletas estavam se estudando entre si. Fiz uma corrida muito boa, mas o 1° colocado (Reginaldo José da Silva) tem mais experiência e conseguiu a vitória. Estava bastante quente e a umidade, muito baixa. Mas, foi uma boa competição. Agora é foco total para domingo. Estou bem confiante em fazer uma boa prova na Corrida da Ascomcer também”, revelou. O atleta lidera o calendário de Juiz de Fora, com oito vitórias em nove provas disputadas. No feminino da competição belo-horizontina, a vitória ficou com Janaína Santana, aos 18min26s de prova.

Clique AQUI para ver a classificação da 3ª Corrida do Pessoal da Caixa.

Nos 12km da 2ª Corrida e Caminhada de Ouro Preto a Mariana, Johannes Araújo viveu seu momento de glória, ao completar o percurso entre as cidades históricas em 38min03s. Pela categoria feminino, Érika Maria José Vieira (Ascomcer/ Acorlaf/ Corpore), de Conselheiro Lafaiete, completou o percurso em 45min19s e foi o nome mais forte, enquanto Adriana do Carmo Couto, natural de Pirapetinga, representou Juiz de Fora com louvor e superação em todo o trajeto.

corrida ouro preto a mariana maria do carmo couto 190 - pessoal

Adriana do Carmo Couto (190) e amigos na Praça Tiradentes, em Ouro Preto (Foto: arquivo pessoal)

Acompanhada de um grupo de amigos, ela terminou no 3º lugar da faixa 45-49, com 01:17.40. “Comecei a correr em janeiro, com o objetivo de emagrecer. Acabei me apaixonando pela corrida e, a convite de uma amiga, comecei a participar de provas de rua – antes, eu só corria na beira do Rio Paraibuna. Atualmente, corro de três a quatro vezes por semana, emagreci 17kg e corro por puro prazer. Não tenho nenhuma assessoria, busquei apenas orientação médica. Para mim, sair do sedentarismo aos 48 anos e conseguir correr 12km é uma conquista”, se alegrou.

XTerra Búzios e Diney Magic Run

Em mais uma edição do XTerra Búzios, na Região dos Lagos fluminense, o Endurance 50K foi uma das principais atrações para os amantes da corrida – nesse caso, de montanha. A prova foi vencida por José Virgínio Moreira em 04:15:17 e ainda contou com a participação do “carioca-juizforano” Luiz Bastos (Hábitos/ JF Mountain Club) entre os representantes da manchester mineira no evento.

luiz bastos no xterra buzios - arquivo luiz felipe marcondes

Luiz Bastos, de amarelo, na pré-largada dos 50K em Búzios (Foto: Luiz Felipe Marcondes)

“Prova muito dura, muito calor e muita areia. Como não tenho costume de areia, acabei colocando um ritmo aparentemente confortável no início, mas paguei o preço depois. Até o Km 30, estava com um tempo bom – só precisando correr o restante tranquilo e fechar no tempo-alvo. Só que, do Km 35 para frente, não deu. Veio a conta, e tive que diminuir bem. Andei os últimos 10km mais do que deveria. Mas, foi… Fiquei em 15º geral (06:09:20), o que é excelente pelo nível da prova”, avaliou o atleta, que também terminou em 4º na faixa 30-34. No feminino da ultramaratona, vitória de Paloma Vasconcelos, com 05:04:52.

Clique AQUI para conferir os resultados de todas as modalidades do XTerra Búzios.

Já na capital fluminense, a diversão tomou conta de adultos e crianças em mais uma Disney Magic Run, corrida pelo Aterro do Flamengo que premiou os campeões gerais masculino e feminino (cujos nomes e resultados oficiais ainda não foram divulgados) com inscrições para uma das etapas da disputa em Orlando (EUA) e uma semana no Walt Disney World Resort, com direito a acompanhante.

disney magic run sônia, jack e amanda - arquivo amanda dornelas

De Barbacena para a “Disney do Rio”: Sônia Lopes, Jack Melo e Amanda Dornelas (Foto: arquivo / Amanda Dornelas)

Em meio a uma multidão de gente, que tirou o Dia das Crianças para festejar a alegria de viver, inclusive lançando mão de fantasias, esteve uma turma de Barbacena – representada pela corredora Sônia Lopes, sua filha Jack Melo e a amiga das duas, Amanda Dornelas. “A corrida foi maravilhosa. A princípio, pensei que fosse só coisa de criança, mas me enganei. Teve a largada, com um percurso de 6km, e, meia hora depois, foi a vez da caminhada, onde as crianças participaram. Foi coisa de cinema, com desfile de personagens da Disney em carros antigos abertos e uma variedade de painéis com histórias infantis. Foi muito lindo, e super animado. Passei uma manhã como se estivesse na Disney mesmo”, avaliou.

O próximo encontro dos corredores de Juiz de Fora e região está marcado para este domingo, 19, às 8h, no campus da UFJF, onde acontece a 2ª Corrida Solidária da Ascomcer.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *